A ARTE!Brasileiros inaugura em abril seu Ciclo Arte e Mercado com a série de palestras TALKS – Arte como Valor, feito em parceria com a SP-Arte. Com convidados nacionais e internacionais, irá abordar a construção do valor da arte a partir dos diversos agentes de seu circuito. O TALKS acontece durante a 11ª edição da feira, nos dias 9 e 10/4, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, ao lado do Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera.
A lista de palestrantes traz sete nomes de peso: Paulo Herkenhoff, diretor artístico do MAR – Museu de Arte do Rio; Sarah Thornton, escritora e socióloga que lançará no Brasil seu novo livro O Que é Ser Artista?; Marcio Fainziliber, presidente do Conselho do MAR, colecionador e membro do Collections Council, do Guggenheim Museum de Nova York; Thomas Galbraith, diretor de estratégias globais da Paddle8; Donald e Mera Rubell, fundadores da The Rubell Family Collection (RFC), uma das maiores coleções privadas de arte contemporânea do mundo; e Simon Watson, consultor de arte e jornalista.
Neste especial, a ARTE!Brasileiros revela alguns dos destaques da SP-Arte 2015, de obras que serão comercializadas pelas maiores galerias brasileiras e estrangeiras, às novidades da programação da mostra.
Coloca também algumas questões que serão levantadas durante o TALKS: O que está em jogo na construção do valor de uma obra? Quais as variáveis que influenciam as tendências e o posicionamento dos artistas? Como o conceito de colecionismo evoluiu na última década? Para começarmos a refletir sobre o assunto, ouvimos Thomas Galbraith, que fala do mercado de leilões, seja ele físico ou online; e Simon Watson, que escreve sobre o casal Rubell e sua verdadeira arte de colecionar.
Deixe um comentário