Colaboradores ARTE!Brasileiros… 2!

ARTE!Brasileiros… 2!

Após a iniciativa da edição do Especial ARTE!Brasileiros – Brasil-França, recebemos inúmeras manifestações de aprovação, sugestões para ajustes e mudanças, o que nos leva a pensar que há sim um espaço para se acercar mais, discutir e apreciar a arte no Brasil e no mundo.
[nggallery id=15338]

Queremos fazer da ARTE!Brasileiros um espaço para acompanhar uma expressão do ser humano que sempre foi controvertida. Artistas morreram de fome, cortaram suas orelhas e, muitos deles, foram incensados anos depois, transformando-se em ícones de museus e galerias. Outros, que tiveram sucesso de mercado, foram ou são execrados pela crítica. Alguns conseguem sobreviver ao tempo.

Por quê? O que faz com que a arte provoque reações tão viscerais?

A ARTE! não é mensurável. Não há na arte a imediata possibilidade de medir se isto ou aquilo é legal. Lindo ou feio. Se vale, e quanto.

ARTE!Brasileiros vai mergulhar no que acontece no mundo das artes, trazendo bimestralmente a experiência de renomados colaboradores e especialistas, que refletem sobre esses aspectos, para podermos, conhecer mais. Para termos acesso à informação mais rica e apurada. Para sermos menos pobres.

Foram nossos colaboradores nesta edição, Tereza de Arruda curadora e crítica de arte, mestre pela Universidade Livre de Berlim. Participa do cenário internacional da arte, colaborou com projetos na Galeria Vermelho (SP), Galerie DNA (Berlim), TactileBosch (Cardiff), China Blue Gallery (Pequim) e foi curadora das exposições China: Construção/Desconstrução e O convívio social aos olhos de Tatsumi Orimoto. Fabio Magalhães, museólogo e crítico de arte, ex-diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do Masp. Integra os conselhos da Fundação Padre Anchieta e da Fundação Bienal de São Paulo, entre outros, e é membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e do Icomus/Unesco. Marco Aurélio Jafet é formado em administração pela FGV de São Paulo, com título de M.F.A. (Master in Fine Arts) pela Columbia University, de Nova York. Sonia Guarita do Amaral, museóloga, participa do Comitê de Ação Cultural e Educação do Conselho Internacional de Museus – Icom/Unesco. Tuca Vieira, fotógrafo profissional desde 1991. Fez parte da equipe de fotografia do jornal Folha de S. Paulo de 2002 a 2009. Formou-se em letras pela USP. Atualmente mora em Berlim.

Patricia Rousseaux


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.