O Corpo é a Casa, individual de Erwin Wurm no Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, de 25/1 a 3/4
O artista austríaco Erwin Wurm produz em suas obras um deslocamento de elementos do cotidiano para o campo da arte, reconfigurando objetos familiares como carros, roupas e alimentos para um contexto inesperado, engraçado e ao mesmo tempo crítico em relação à sociedade contemporânea. Na exposição, apresenta uma série de trabalhos que discute o corpo humano não apenas a partir do físico, mas também de suas camadas psicológicas e espirituais.
Escritexpográfica, individual de Fabio Morais na Galeria Vermelho, São Paulo, 24/1 a 25/2
Em sua sexta individual no espaço, Morais destaca trabalhos que dão continuidade a sua pesquisa sobre a escrita não apenas como exercício de construção de narrativas, mas também como apropriação e recontextualização de imagens e textos. São articulações gráficas do escrever, que adicionam à palavra condição de imagem e criam novos significados – que podem instigar olhares para a situação política brasileira e global.
Duas Naturezas, coletiva na Central Galeria, São Paulo, até 18/3
A exposição apresenta o trabalho de sete artistas: Gisele Camargo, Bruno Cançado, Simone Cupello, Simone Moraes, Flora Rebollo, Alexandre Wagner e Marco Maria Zanin. A mostra relaciona a ideia de dualidade e de ambiguidade presentes nas obras selecionadas, seja no processo de trabalho, como na escolha de materiais e de procedimentos, ou no resultado apresentado.
Territórios, mostra reúne trabalhos de artesãos organizados pela artista Bia Lessa | Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, Rio de Janeiro, até 19/4
Com direção geral e concepção visual de Bia Lessa, a exposição apresenta, de forma lúdica, o universo dos artesãos das cidades de Poço Redondo, Sítios Novos e Poço Verde, em Sergipe, e Ilha do Ferro e Entremontes, em Alagoas. As paredes históricas de três grandes salas do CRAB foram recobertas por compensado de madeira, bordadas com centenas de metros de fios de lã e quase 2,5 milhões de pregos.
Visões de Um Poema Sujo, individual de Márcio Vasconcelos no Museu Afro Brasil, São Paulo, de 25/1 a 26/3
Nós, coletiva reúne obras de artistas como Ricardo Basbaum e Tunga na Caixa Cultural Rio de Janeiro até 8/5
Com concepção e curadoria de Fernanda Pequeno, a mostra discute as relações de afeto por meio de 20 trabalhos, entre desenhos, objetos, performances, instalações, vídeos, bordados, diagramas, esculturas e pinturas de artistas de diversas gerações: Arthur Bispo do Rosário, Alexandre Sá; Ana Miguel; Anna Maria Maiolino; Cristina Salgado; Daniela Mattos; Leo Ayres; Renato Bezerra de Mello; Ricardo Basbaum e Tunga.
Trofologia, individual de Sérgio Vasconcellos no Paço das Artes, São Paulo, de 26/1 a 5/3
A mostra reúne quatro vídeos e 10 fotografias de Sérgio Vasconcellos que remetem ao significado da palavra “trofologia”, ciência que ensina a restabelecer a saúde por meio da alimentação. Desta forma, a simbologia dos alimentos, seu efeito no corpo humano e a relação dos homens com os animais estão presentes nas videoperformances Trofologia I, II, III e IV, em que atores contracenam com animais comuns na alimentação humana, como vaca, carneiro, porco e galinha.
Deixe um comentário