Das Virgens em Cardumes e da Cor das Auras, mostra no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, até 31/01/2017
A exposição reúne trabalhos de quinze artistas, como Luciana Magno, Laura Lima e Ricardo Basbaum, que dialogam com a obra do Bispo do Rosário, a partir da temática da performance. Durante a exposição, no final de cada mês, um artista realizará uma performance. Com curadoria de Daniela Lavra, a mostra fica em cartaz até o ano que vem.
Macaparana, individual do artista na Dan Galeria, São Paulo, de 13/06 a 30/07.
A individual reúne cerca de 25 trabalhos inéditos criados, entre 2012 e 2016, pelo artista José de Souza Oliveira Filho, conhecido como Macaparana. As obras criadas e selecionadas para a exposição compõem uma série de trabalhos em aço inoxidável, papel e madeira. O artista é conhecido pelo seu rigor geométrico e a informalidade da abstração.
Prêmio Brasil Fotografia 2015, Espaço Cultural Porto Seguro, São Paulo, de 15/06 a 14/08
A exposição reúne o trabalho de quinze artistas, como Bárbara Wagner e Luiz Baltar, que venceram o Prêmio Brasil Fotografia de 2015. Com curadoria geral de Cildo Oliveira, o prêmio está em sua 14ª edição e é destinado a fotógrafos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. É a primeira vez que os trabalhos serão expostos no novo Espaço Cultural Porto Seguro.
Mauro Piva, individual do artista na Galeria Leme, São Paulo, de 16/06 a 20/08
Essa é a segunda individual de Mauro Piva, na qual ele exibe um conjunto inédito de meticulosas pinturas sobre papel. Inspirado pelos pouco conhecidos testes de cores de Henri Matisse, o artista elege os inúmeros pedaços de papel que os pintores usam para testar as cores, recriando-os com aquarela, tinta acrílica, guache, e outros.
Pedro Varela, individual do artista na Zipper Galeria, São Paulo, até 02/7.
A individual de Pedro Varela exibe uma série de pinturas em preto e branco que refletem sobre a paisagem tropical e seu imaginário construído por representações reais e fictícias. Com curadoria de Denise Gadelha, a mostra fica em cartaz até 02/7 na Zipper Galeria.
Rodrigo Martins, individual do artista na Central Galeria, São Paulo, até 06/7
O artista carioca Rodrigo Martins apresenta sua primeira individual, em São Paulo, na Central Galeria.As obras selecionadas para a exposição giram em torno principalmente da presença do corpo humano em trabalhos produzidos em óleo sobre tela, além de explorações escultóricas em materiais como bronze e gesso.
Boa, individual de Ernesto Neto no Museum of Contemporary Art Kiasma, Helsinki, Finlândia, até 04/9.
Boa é a primeira individual de Ernesto Neto na Finlândia. Na exposição, o artista investiga as tradições e rituais dos Huni Kuin, povos indígenas, localizados na selva amazônica, que lutam por seus direitos sobre a terra e pela preservação de sua cultura. A instalação Yubẽ Bushka é ispirada no cotidiano dos Huni Kuin. A mostra também apresenta outros trabalhos produzidos pelo artista desde 2009.
Francisco Brennand – Senhor da várzea, da argila e do fogo, Santander Cultural, Porto Alegre, até 04/9.
A mostra apresenta a obra de Francisco Brennand, ceramista, escultor, desenhista, pintor, tapeceiro e ilustrador pernambucano. Com curadoria de Emanoel Araújo, a exposição reúne 84 trabalhos, dentre pinturas, desenhos, murais, e esculturas, incluindo um conjunto de 250 ovos cerâmicos pretos e 250 mini ovos brancos.
Deixe um comentário