Confira as exposições indicadas pela ARTE!Brasileiros

IMG_1735
Das Virgens em Cardumes e da Cor das Auras
, mostra no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, até 31/01/2017
A exposição reúne trabalhos de quinze artistas, como Luciana Magno, Laura Lima e Ricardo Basbaum, que dialogam com a obra do Bispo do Rosário, a partir da temática da performance.  Durante a exposição, no final de cada mês, um artista realizará uma performance. Com curadoria de Daniela Lavra, a mostra fica em cartaz até o ano que vem.

IMAGEM-DA-MARIANA

Macaparana, individual do artista na Dan Galeria, São Paulo, de 13/06 a 30/07.
A individual reúne cerca de 25 trabalhos inéditos criados, entre 2012 e 2016, pelo artista José de Souza Oliveira Filho, conhecido como Macaparana. As obras criadas e selecionadas para a exposição compõem uma série de trabalhos em aço inoxidável, papel e madeira. O artista é conhecido pelo seu rigor geométrico e a informalidade da abstração.

“CRIANÇA FALECIDA NA BICICLETA” FOTOGRAFIA DE EVANDRO TEIXEIRA
“CRIANÇA FALECIDA NA BICICLETA” FOTOGRAFIA DE EVANDRO TEIXEIRA

Prêmio Brasil Fotografia 2015, 
Espaço Cultural Porto Seguro, São Paulo, de 15/06 a 14/08
A exposição reúne o trabalho de quinze artistas, como Bárbara Wagner e Luiz Baltar, que venceram o Prêmio Brasil Fotografia de 2015. Com curadoria geral de Cildo Oliveira, o prêmio está em sua 14ª edição e é destinado a fotógrafos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. É a primeira vez que os trabalhos serão expostos no novo Espaço Cultural Porto Seguro.

“HOMENAGE M (TESTE DE CORES E.KELLY) II” (2016), MAURO PIVA. FOTO: DIVULGAÇÃO
“HOMENAGE M (TESTE DE CORES E.KELLY) II” (2016), MAURO PIVA. FOTO: DIVULGAÇÃO


Mauro Piva,
individual do artista na Galeria Leme, São Paulo, de 16/06 a 20/08
Essa é a segunda individual de Mauro Piva, na qual ele exibe um conjunto inédito de meticulosas pinturas sobre papel. Inspirado pelos pouco conhecidos testes de cores de Henri Matisse, o artista elege os inúmeros pedaços de papel que os pintores usam para testar as cores, recriando-os com aquarela, tinta acrílica, guache, e outros.

SEM TÍTULO, DA SÉRIE “NOITE” DE PEDRO VARELA.  FOTO: DIVULGAÇÃO
SEM TÍTULO, DA SÉRIE “NOITE” DE PEDRO VARELA. FOTO: DIVULGAÇÃO


Pedro Varela
, individual do artista na Zipper Galeria, São Paulo, até 02/7.
A individual de Pedro Varela exibe uma série de pinturas em preto e branco que refletem sobre a paisagem tropical e seu imaginário construído por representações reais e fictícias. Com curadoria de Denise Gadelha, a mostra fica em cartaz até 02/7 na Zipper Galeria.

“LONA RASGADA”, RODRIGO MARTINS. FOTO: DIVULGAÇÃO
“LONA RASGADA”, RODRIGO MARTINS. FOTO: DIVULGAÇÃO


Rodrigo Martins
, individual do artista na Central Galeria, São Paulo, até 06/7
O artista carioca Rodrigo Martins apresenta sua primeira individual, em São Paulo, na Central Galeria.As obras selecionadas para a exposição giram em torno principalmente da presença do corpo humano em trabalhos produzidos em óleo sobre tela, além de explorações escultóricas em materiais como bronze e gesso.

VISTA DA EXPOSIÇÃO NO MUSEUM OF CONTEMPORARY ART KIASMA. FOTO: PETRI VIRTANEN/KANSALLIS GALLERIA/ FINNISH NATIONAL GALLERY
VISTA DA EXPOSIÇÃO NO MUSEUM OF CONTEMPORARY ART KIASMA. FOTO: PETRI VIRTANEN/KANSALLIS GALLERIA/ FINNISH NATIONAL GALLERY


Boa
, individual de Ernesto Neto no Museum of Contemporary Art Kiasma, Helsinki, Finlândia, até 04/9.
Boa é a primeira individual de Ernesto Neto na Finlândia. Na exposição, o artista investiga as tradições e rituais dos Huni Kuin, povos indígenas, localizados na selva amazônica, que lutam por seus direitos sobre a terra e pela preservação de sua cultura. A instalação Yubẽ Bushka é ispirada no cotidiano dos Huni Kuin. A mostra também apresenta outros trabalhos produzidos pelo artista desde 2009.

Serpente_©Fred Jordao

Francisco Brennand – Senhor da várzea, da argila e do fogo, Santander Cultural, Porto Alegre, até 04/9.
A mostra apresenta a obra de Francisco Brennand, ceramista, escultor, desenhista, pintor, tapeceiro e ilustrador pernambucano. Com curadoria de Emanoel Araújo, a exposição reúne 84 trabalhos, dentre pinturas, desenhos, murais, e esculturas, incluindo um conjunto de 250 ovos cerâmicos pretos e 250 mini ovos brancos.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.