Desenhos inéditos de Le Corbusier em exposição em São Paulo

Resultado da colaboração do Centro Universitário Maria Antonia e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, com apoio do Consulado Geral da França em São Paulo e da Fondation Le Corbusier, a exposição Le Corbusier – América do Sul – 1929 tem como base a viagem de Corbusier à América do Sul que foi decisiva para traçar os novos rumos no pensamento e na obra do arquiteto que revolucionaram a disciplina moderna.

A passagem do arquiteto pela cidade de São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Montevidéu, entre setembro e dezembro de 1929, foi marcada por sobrevoos de aviões monomotores onde ele pôde apreender grandes extensões da paisagem. Estas paisagens o inspiraram a ponto de reorientar suas concepções e emancipar-se de sua própria obra anterior. A exposição reúne 30 desenhos de grandes formatos de autoria do arquiteto divididos em três seções: “Habitar moderno”, “Propostas Urbanas para Rio de Janeiro, Buenos Aires e Montevidéu” e “Le Corbusier em São Paulo”. A maioria destas obras são inéditas na América do Sul.

Com curadoria de Rodrigo Queiroz e Hugo Segawa, a exposição apresenta também reproduções de iconografia da época e maquetes de projetos-chave de Corbusier, incluindo a de uma biblioteca projetada para a residência de Paulo Prado em São Paulo.

 

Serviço:
Le Corbusier – América do Sul – 1929

Quando: até 21 de outubro, terça a sexta, 10 às 21h, sábados, domingos e feriados, 10 às 18h
Onde: Centro Universitário Maria Antonia da USP. Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo
Quanto: entrada gratuita
Visitas monitoradas: agendar pelo site educama@usp.br ou pelo telefone (11) 3123 5210


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.