Tinta Fresca – experiências gráficas e feira de publicações, Espaço Cultural Porto Seguro, São Paulo, dias 4 e 5/06.
Neste fim de semana, o espaço Cultural Porto Seguro apresenta uma programação voltada ao universo das publicações. Serão realizadas oficinas gratuitas de xilogravura, estêncil, encadernação, dentre outras técnicas. Também haverá uma feira de editoras e artistas que exploram os limites do papel e da arte gráfica.
José Damasceno: Plano de observação, individual do artista no Santander Cultural, Porto Alegre, até 26/06.
A mostra reúne, pela primeira vez, trabalhos apresentados pelo artista, nos últimos 15 anos, ao redor do mundo. Em cartaz no Santander Cultural, a exposição apresenta obras que se destacam pela sua monumentalidade. Em Monitor-Crayon, por exemplo, Damasceno utiliza cerca de 86 mil lápis de giz de cera.
História natural, individual de Jorge Macchi na Galeria Luisa Strina, São Paulo, até 16/07.
Consagrado artista argentino, Jorge Macchi apresenta individual na Galeria Luisa Strina. Macchi é conhecido por sua obra multidisciplinar, utilizando diversas linguagens como texto, escultura, objeto, música e vídeo. A exposição está estruturada ao redor de duas grandes instalações: Aqui e Projeção. Leia mais sobre a trajetória do artista neste link.
Afroperu, fotografias de Kike Arnal que registram o cotidiano dos afroperuanos. Memorial da América Latina, São Paulo, até 03/07
A mostra “Afroperu” reúne cerca de 200 fotografias de Kike Arnal que expõem experiências de vida e o cotidiano de homens e mulheres afroperuanos. Além das fotografias, a exposição apresenta também instrumentos musicais, vestimentas e a exibição do documentário Nosotros, afroperuanos, de Gabriela Watson e Danielle Almeida.
The Inverse, individual de Laura Lima no Institute of Contemporary Art, Miami, Estados Unidos, até 30/10.
Pela primeira vez, o ICA Miami apresenta o trabalho da artista brasileira Laura Lima que já expôs em outras instituições internacionais como o Migros Museum, em Zurique, e o Museu de Arte Moderna de Buenos Aires. Em seu trabalho, a artista investiga temas como a natureza da percepção, as relações sociais e o comportamento humano.
Diálogo Design: Polônia Brasil, no Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, de 4/06 a 3/07.
Em cartaz no MAM do Rio, a exposição apresenta obras de ícones do design da Polônia e do Brasil, como Sérgio Matos e Alicja Patanowska . No primeiro núcleo da mostra, são apresentados trabalhos históricos da Polônia, cedidos pelo Museu do Cartaz de Wilanów. Em outra parte, alguns produtos industriais contemporâneos foram agrupados em cinco categorias – móveis, vidro, porcelana, tradição e inovação.
Sobre ela, individual de Fernanda Preto na Galeria TATO, São Paulo, de 5/06 a 30/06.
Com curadoria de Paulo Gallina, a exposição aborda a reconstrução de paisagens e retratos a partir da câmera subjetiva da artista Fernanda Preto. A fotógrafa explora as conexões entre o homem e a natureza, já tendo apresentado seu trabalho em instituições como Paço das Artes e Centro Cultural Banco do Brasil. Uma de suas obras da série Tempo Passado (2008) integra o acervo da Pinacoteca do Estado do Amazonas.
PARTE Feira de Arte Contemporânea,Shopping Cidade Jardim, São Paulo, de 9/6 a 12/6.
Essa é a sexta edição da PARTE, única feira no Brasil dedicada exclusivamente à arte contemporânea. Desta vez, o evento se concentre em galerias de São Paulo como Arte Hall, Aurae Papel Assinado. São apresentadas obras em diversos suportes, como escultura, pintura, gravura, fotografia e livros de artista.
Deixe um comentário