A artista plástica Edith Derdyk recebeu no México o título de doutora honorária pelo Istituto 17, Estudos Críticos.
Licenciada em Artes Plásticas pela FAAP, Edith realizou inúmeros trabalhos gráficos em capas de livro, capas de disco e ilustrações. Escreveu e ilustrou 3 livros infantis, publicou 2 livros teóricos e vários de autoria.
A artista tem participado de exposições coletivas e individuais desde 1981 no Brasil e no exterior. Em 1996 foi convidada para ser uma das 4 artistas representando o Brasil na mostra Arte através dos oceanos, Copenhague, Dinamarca.
Entre várias exposições destacam-se em 2003 as individuais Campo Dobrado no Museu de Arte de Santa Catarina / Florianópolis, Declive na Haim Chanin Fine Arts em Nova York / EUA e em 2007 exposição individual na Estação Pinacoteca do Estado de São Paulo. Tem participado de Feiras Internacionais (Arco, Miami Basel) representada pela Marília Razuk Galeria de Arte, onde realizou a individual Ângulos, em 2004.
Seus trabalhos estão nas coleções públicas da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Fundação Padre Anchieta/São Paulo, Câmara Municipal de Piracicaba, Museu de Arte de Brasília, Museu de Arte Moderna -São Paulo, Instituto Cultural Itaú – SP, Secretaria Municipal da Cultura – Santos, Museu de Arte de Santa Catarina, Museu de Arte Moderna da Bahia Dragão do Mar- Fortaleza, CCSP, Porto Seguro Fotografia, De Paw Institute/Indiana e Prefeitura de Nurnberg/Alemanha.
Atualmente tem ministrado cursos livres e de aprofundamento para professores no Instituto Tomie Ohtake, Collégio das Artes e Fullframe Escola de Fotografia e b_arco/galeria Virgílio.
Deixe um comentário