EIMC discute os desafios da curadoria nesta terça

Fotos Ana Kemper e Divulgação

Nesta terça-feira, dia 21, o Encontro Internacional Museus de Cidade entrou no seu segundo dia tratando do tema “Curadoria”. O assunto foi discutido por especialistas brasileiros e estrangeiros com o objetivo de elucidar o papel que deve ser assumido pelos museus frente às complexas demandas e à ação de novos agentes na vida das grandes cidades.

A abertura do evento aconteceu na segunda-feira, dia 20, e teve as presenças do Secretário Municipal de Cultura, Emilio Kalil, de Mariana Várzea, que representou a Secretária Estadual de Cultura Adriana Rattes, e do Presidente do Instituto Brasileiro de Museus, José do Nascimento Jr que deram as boas vindas ao público que lotou o auditório do Memorial Getúlio Vargas, no Rio de janeiro. Andréa Falcão, da Gerência de Museus do Rio e Suay Aksoy, presidente do Comitê de Museus de Cidade (CAMOC/ICOM), também falaram sobre a importância do Encontro para a Cidade e o País.

O primeiro dia teve o tópico “Museus e Cidades” que foi tratado por palestrantes como o professor de Antropologia da USP José Guilherme Magnani, Jorge Melguizo, da Fundação Kreanta de Medellin, Rosane Araújo (da UFRJ) e Suay Aksoy (Istambul, Turquia). Também foram abordadas a realização da Conferência Mundial do ICOM, em 2013, da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, os 450 anos da fundação da cidade do Rio de Janeiro, em 2015, e das Olimpíadas, em 2016, todos na cidade do Rio de Janeiro.

Com tema geral “A Cidade como objeto de representação e transformações sociais”, o Encontro Internacional Museus de Cidade propõe a reflexão sobre as diretrizes que orientam os novos projetos de museus nas principais cidades do mundo. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Comitê de Museus de Cidade (CAMOC/ICOM), o evento acontece até o dia 24 de agosto, no Memorial Getúlio Vargas, no bairro da Glória.
Na quarta-feira, dia 22, será discutido o tema “Acervo”; no dia 23, “Público”, e no dia 24, o evento encerra com a discussão sobre os desafios relacionados ao tema “Gestão e Sustentabilidade”.

Vaje obras relacionadas ao Encontro no Rio de Janeiro
[nggallery id=15991]

Encontro Internacional Museus de Cidade (EIMC): A cidade como objeto e agente de representação e transformações sociais
Quando: até 24 de agosto, das 14h às 19h30
Onde: Auditório do Memorial Getúlio Vargas, Praça Luís de Camões s/nº – subsolo – Glória, Rio de Janeiro.
Quanto: o encontro é gratuito

O Colecionismo no Brasil no Século XXI
O futuro dos museus na nova realidade das artes no mundo também será tema do primeiro Seminário internacional ARTE!Brasileiros que ocorre no próximo dia 4 de setembro. O encontro O Colecionismo no Brasil no Século XXI, coloca na mesa questões pertinentes, procedimentos e desafios para o debate sobre o colecionismo, num momento rico do mercado internacional de arte. Diretores de museus, colecionadores, curadores e autoridades governamentais do Brasil e do exterior serão reunidos no Auditório Ibirapuera, com o apoio do Itaú Cultural, para avaliar os meios eficientes para estimular e viabilizar a difusão pública da produção artística contemporânea e das grandes coleções.

FAÇA AQUI O SEU CADASTRO PARA O SEMINÁRIO DO COLECIONISMO

Leia Mais
Encontro Internacional de Museus de Cidade começa nesta segunda no RJ


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.