A ArtRio chega à sua 5ª edição com obras de mais de dois mil artistas de 12 países, reunindo importantes galerias nacionais e internacionais. Além do Brasil, integram o evento Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Luxemburgo, Portugal, Reino Unido, Suíça e Uruguai.
A feira vai acontecer entre os dias 9 e 13 de setembro no Píer Mauá e é composta de três programas: PANORAMA, em que participam galerias nacionais e estrangeiras com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea; VISTA, dedicado às galerias jovens, com projeto de curadoria experimental e foco em arte contemporânea emergente, e em que as galerias desenvolvem propostas artísticas inovadoras especialmente para feira; e PRISMA, espaço que convida o público a compreender um mundo repleto de contrastes, uma hiper-realidade que existe tanto no mundo físico quanto no virtual.
Dentre os curadores do PRISMA estão a holandesa Carolyn H. Drake, diretora do A Tale of a Tub, espaço sem fins lucrativos para debate sobre arte contemporânea baseado em Roterdã, e também participante do conselho do Young Stedelijk, no Stedelijk Museum de Amsterdã, e Bernardo José de Souza, que foi curador assistente da Bienal do Mercosul e é membro dos conselhos de curadores do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul e da Fundação Vera Chaves Barcellos.
Destaque também para a IDA – Feira de Design do Rio, que acontece também no Píer Mauá. O principal evento de design art do País vai reunir designers e galerias que se destacam na cena atual, com curadoria de Daniel Kraichete, membro do Conselho Curatorial de Design do Museu de Arte Moderna – MAM. Durante a feira acontecerá o lançamento do livro Zanini de Zanine – Edições Limitadas. Com texto de Maria Cecilia Loschiavo e ensaio fotográfico de André Nazareth, a publicação apresenta cerca de 40 peças produzidas pelo designer carioca, um dos principais nomes de sua geração.
A ArtRio é realizada pelos sócios Brenda Valansi, Elisangela Valadares, Luiz Calainho e Alexandre Accioly. “Nosso foco está no fomento do mercado, para dar grande visibilidade à arte brasileira e também trazendo para o País os destaques do cenário mundial”, explica Brenda Valansi.
“Trabalhamos fortemente na formação do novo público com exposições e intervenções em espaços abertos e com a produção de um portal com todas as informações do segmento de arte”, declara Luiz Calainho.
O ciclo de palestras Conversas ArtRio abordará os temas da produção do artista, colecionismo e espaço público. Figuram entre os palestrantes Cao Guimarães, Luisa Duarte, Mera e Don Rubell, Ligia Canongia, Luiz Camillo Osório e Iole de Freitas.
Para saber mais sobre o evento, baixe o aplicativo oficial da ArtRio 2015, disponível nas plataformas iOS e Android. Nele é possível ver as galerias, os artistas e as obras de arte que estarão presentes nesta edição, bem como a programação completa da feira.
ArtRio 2015
De 10 a 13 de setembro
Píer Mauá
Av. Rodrigues Alves, nº 10 – Rio de Janeiro/RJ
artrio.art.br
Deixe um comentário