Depois de presenciarem as manifestações do dia 13 de maio, que ostentavam faixas pedindo a volta de ditadura militar e ofendendo a presidenta eleita Dilma Roussef, diversos artistas se mobilizaram nas redes sociais e começaram a produzir cartazes em defesa da democracia. Cerca de 200 dessas imagens foram doadas ao Centro Cultural São Paulo e ao Museu de Arte do Rio e agora compõem a exposição Arte pela Democracia, em cartaz no CCSP de 13/5 a 10/7.
A mostra também é composta por outros 50 cartazes de movimentos sociais, pertences ao acervo da instituição, como a série doada pela Comissão Justiça e Paz, entidade fundada em 1972 para a defesa dos direitos humanos no contexto da ditadura militar. Paralelamente à exposição, acontece a mostra de cinema A luta continua, exibida na sala Lima Barreto, de 13 a 18/5. Serão projetados filmes com temática política como Edukators, de Hans Weingartner, e Ventos da liberdade, de Ken Loach.
Fundado há exatamente 34 anos atrás, o Centro Cultural São Paulo exibiu, em 1984, a exposição Diretas Já, composta por cartazes, a maioria em preto e branco, que reivindicavam eleições diretas no Brasil, no contexto de redemocratização do país. O exemplar produzido pela artista Gerty Saruê integra a mostra atual. O CCSP convoca os artistas e o público em geral a comparecerem hoje a abertura da exposição às 15h.
Leia mais: brasileiros.com.br/JquDr
Serviço- Arte pela Democracia
Até 10 de julho
Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo
(11)3397-4002
Deixe um comentário