Parte indispensável da história recente da performance arte no Brasil, a mostra VERBO, organizada anualmente pela galeria Vermelho, ganhou um livro para celebrar suas 11 edições. Realizado desde 2005, o início do evento coincide com um movimento internacional que buscava inserir o gênero performance no circuito tradicional de arte: naquele mesmo ano Marina Abramovic – avó da performance, como ela mesma se denomina -, apresentaria o projeto Seven Easy Pieces, no Guggenheim de Nova York, e ainda na mesma cidade surgiria a PERFORMA, mostra bienal dedicada à disciplina.
Pensado inicialmente para ser um espaço para artistas da própria galeria que careciam de espaço para exibir suas performances, ao longo dos 11 anos de edição o festival se transformou em ponto de encontro para artistas nacionais e internacionais, e para experimentações interdisciplinares. Passaram pelo festival mais de 500 artistas, e foram realizadas mais de 300 ações aos quais o público sempre teve acesso gratuito.
A publicação “VERBO: Mostra de Performance Arte” apresenta uma cronologia das 11 edições da mostra, e conta com textos do diretor artístico da VERBO, Marcos Gallon, dos curadores Agnès Violeau (França), Liliana Coutinho (Portugal), e Fernando Oliva (Brasil), da arquiteta e urbanista Marta Bogéa (Brasil), da jornalista Teté Martinho (Brasil), da artista Carla Zaccagnini (Brasil-Argentina), e da dupla de artistas LOS TORREZNOS (Espanha). A resenha completa do livro você encontra na próxima edição da revista ARTE!Brasileiros que chega em breve às bancas.
Serviço – lançamento do livro “VERBO: Mostra de Performance Arte”
Dia 8 de março, às 20h
Galeria Vermelho
Rua Minas Gerais, 350, Higienópolis, São Paulo
galeriavermelho.com.br
Deixe um comentário