O Instituto Moreira Salles apresenta a partir do sábado (25) a exposição No Lugar do Outro, fruto de dois anos de pesquisa feita pela instituição no arquivo da fotógrafa de origem húngara Claudia Andujar. A mostra, que tem curadoria de Thyago Nogueira e expografia do escritório de arquitetura Metro, reúne obras inéditas ou pouco vistas da artista e cobre o período que se estende de sua chegada em 1955 a São Paulo até às primeiras viagens que fez na Amazônia, no começo da década de 70.
As obras estão divididas em quatro núcleos. Famílias Brasileiras abriga registros do cotidiano de quatro famílias feitos entre 1962 e 1964. Realidade mostra trabalhos feitos por Andujar para a revista homônima, para a qual trabalhou de 1966 a 1971. O terceiro núcleo reúne três ensaios experimentais desenvolvidos pela fotógrafa em São Paulo a partir de seu interesse pela cidade e pelo corpo humano: Rua Direita, A Sônia e a seleção de fotos feita com filme infravermelho. Já o último apresenta fotografias de natureza feitas durante as primeiras viagens à Amazônia, no começo dos anos 1970.
Claudia Andujar nasceu na Suíça, em 1931, e em seguida mudou-se para Oradea, na fronteira entre a Romênia e a Hungria. Em 1944, com a perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra, voltou com a mãe para a Suíça, e depois emigrou para os Estados Unidos. Em 1955 veio ao Brasil para reencontrar a mãe, e decidiu estabelecer-se no País, onde começou a carreira de fotógrafa.
Veja abaixo imagens de algumas das obras presentes na exposição:
Serviço – Claudia Andujar – No Lugar do Outro De 25 de julho a 15 de novembro Instituto Moreira Salles – Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea – Rio de Janeiro/RJ (21) 3284.7400
Deixe um comentário