Incêndio no apartamento de colecionador Jean Boghici choca mercado da arte

Obra da artista brasileira Maria Martins em exposição neste ano na Neue Gallerie na dOCUMENTA 13, que pertence a coleção de Jean Boghici

Na noite desta segunda-feira, dia 13, um incêndio atingiu a cobertura dúplex do marchand e colecionador romeno Jean Boghici em Copacabana, no Rio de Janeiro. No apartamento, um acervo de valor incalculável contém pinturas de Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Milton Dacosta, Cícero Dias, além de centenas de outras preciosidades das artes brasileiras e internacionais. Ainda não há informações sobre o estado das obras. Uma perícia será feita nesta terça-feira, dia 14.

Boghici, de 84 anos, é dono de uma galeria em Ipanema e estava preparando uma exposição com o acervo que continha em casa para uma exposição que inauguraria em setembro no MAR, Museu de Arte do Rio.

Ao saber do ocorrido, Jones Bergamin, Diretor da Bolsa de Arte do Rio de Janeiro, ficou chocado. Para ele, o incidente põe em risco o que ele classifica como “a mais valiosa coleção particular de arte brasileira”. “Não dá para calcular o valor das obras de Boghici. É algo na ordem de centenas de milhões de reais. Um pintura como ‘Samba’, de Di Cavalcanti, por exemplo, não tem preço”, disse Jones à Folha de S.P. na noite de segunda.

[nggallery id=15990]

Testemunhas que presenciaram o incêndio afirmam que Boghici tentou romper o bloqueio de segurança para subir ao apartamento. O colecionador foi contido por um bombeiro. De acordo com informações do portal G1, fotografias e mobílias do colecionador foram perdidas no acidente. Dois dos quatro gatos que moravam com a família morreram. Três cachorros foram salvos ilesos.

“Estive com ele agora, está tudo bem, mas ele ficou triste realmente porque ele não sabe a extensão dos danos dos quadros”, diz o vizinho e amigo Paulo Henrique Vilela, em declaração veiculada pelo Estadão. Após o incêndio, o marchand foi com a família para um outro apartamento de sua propriedade.

Informações veiculadas por portais de notícia afirmam que o incêndio destruiu totalmente a parte de baixo do duplex, enquanto a parte de cima do imóvel foi parcialmente prejudicada. De acordo com o noticiado, o fogo atingiu principalmente os quartos e a sala do apartamento de Boghici, que fica localizado na Rua Barata Ribeiro, uma das mais importantes de Copacabana.

Por ser uma referência no mercado de arte nacional como especialista, galerista e colecionador, Jean Boghici foi convidado em maio deste ano para ser um dos principais palestrantes do primeiro Seminário internacional ARTE!Brasileiros, com o tema Colecionismo no Brasil no século XXI, que acontecerá no próximo dia 4 de setembro no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

“Sou apenas um colecionador”
Dias antes do trágico evento, Jean Boghici deu uma entrevista à Maria Ignes Barbosa para a ARTE!Brasileiros. “Sou apenas um marchand que tem uma bela coleção. Mas com tanta obra passando pela minha mão, como não me tornar um colecionador? Ser, além disso, curador, isso já é um modismo”, disse ele.


Comentários

Uma resposta para “Incêndio no apartamento de colecionador Jean Boghici choca mercado da arte”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.