Como aproximar acervo e público? Esse é um desafio que a maioria das instituições culturais enfrenta hoje, principalmente, diante das novas tecnologias. É com esse objetivo, de dinamizar os museus e aproximá-los das comunidades, que a plataforma francesa MuseoMix promove encontros há cinco anos. Em cada edição, profissionais de diversas áreas, como educação, administração e comunicação, se reúnem em encontros de três dias. As reuniões acontecem sempre dentro das instituições culturais, com o propósito justamente de pensar métodos e estratégias para ativar seu acervo. O MuseoMix já foi realizado em países como a França, Inglaterra, Canadá, Bélgica, Suíça e México. O intuito agora é que, em 2017, a iniciativa aconteça no Brasil.
Para se aproximarem das instituições brasileiras, o MuseoMix organizou um painel temático no oitavo encontro de museus de paulistas, realizado no dia 14/06. A mesa foi composta por Fabrice Denise, curador do Museu do Departamento de Arles e presidente da Associação Museomix, e Marialya Bestougeff, especialista em empreendedorismo cultural. Ambos participaram da edição do MuseoMix de 2015. Além da palestra, os dois também se encontraram no dia 16/06, com um grupo de profissionais atuantes na área cultural. Instituições como Pinacoteca, MIS, Museu da Imigração e Museu da Casa Brasileira conversaram com os representantes do MuseoMix, para conhecer melhor suas propostas.
Para a edição do ano que vem no Brasil, será organizado um processo seletivo para que as instituições interessadas se candidatem. Após a escolha dos museus, haverá uma nova chamada para a formação das equipes multidisciplinares que participarão dos encontros de três dias, que sempre acontecem simultaneamente em diversos países. O intuito é criar novas experiências e formas de aproximação entre o acervo e o público
Deixe um comentário