Para comemorar os 40 anos da Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage, o Instituto Rubens Gerchman publicou em seu site 25 entrevistas inéditas sobre o pensamento pedagógico de Gerchman à frente da escola, de que foi diretor entre 1975 e 1979. Transcritas em português e inglês, as conversas com ex-alunos, professores, artistas, curadores, críticos, poetas, músicos, cineastas e formadores de opinião revelam vários pontos de vista sobre a fundação da EAV, com destaque para sua importância política na década de 70. Entre os entrevistados, nomes como Heloísa Buarque de Hollanda, Paulo Sérgio Duarte e Tunga.
As entrevistas, que podem ser lidas aqui, fazem parte do projeto de pesquisa Rubens Gerchman: Com a Demissão no Bolso, que se debruça sobre o acervo histórico e documental acerca do pensamento pedagógico do artista. Iniciado, em 2014, em parceria com a Casa Daros e a EAV, o projeto teve o apoio da ArtEdu Stiftung neste ano.
Veja abaixo a lista completa de entrevistados:
Helio Eichbauer (cenógrafo e professor), Heloísa Buarque de Hollanda (poetisa e professora), Carlos Vergara (artista), Roberto Magalhães (artista), Sérgio Santeiro (cineasta e professor), Xico Chaves (artista e gestor cultural), Rosa Magalhães (carnavalesca e professora), Frederico Moraes (crítico de arte), Luiz Ernesto (artista e professor), Jards Macalé (músico), Bernardo Vilhena (poeta), Walter Carvalho (diretor de fotografia), Daniel Senise (artista), João Carlos Horta (cineasta), Armando Strozemberg (jornalista e publicitário), Anna Bella Geiger (artista), Paulo Sérgio Duarte (curador), Antônio Dias (artista), Lauro Cavalcanti (arquiteto e curador), Celso Guimarães (fotógrafo e professor), Claudia Saldanha (ex-diretora da Escola de Artes Visuais e curadora), Marcos Flaksman (cenógrafo e professor), Ney Matogrosso (cantor e performer), Antônio Grosso (gravurista e professor) e Tunga (artista).
Leia mais:
Deixe um comentário