O artista João Castilho abre nesta quinta-feira (6), às 19h, na Zipper Galeria, a individual Porcelana e Vulcão. A mostra apresenta fotografias, vídeos e experimentações com a escultura. Todos os trabalhos se debruçam sobre as ideias e imagens sugeridas pelos materiais do título, “entre a leveza e delicadeza da porcelana” e “o peso e a fúria do vulcão”, segundo o texto de apresentação.
Na instalação Corte (2015), fotografias de tamanhos variados mostram fendas, fissuras e cortes em esculturas de ferro. A escultura de resina Cão (2015) mostra um cachorro tentando morder a própria cauda. As esculturas de cerâmica Irreversíveis (2014) mostram três jabutis de cabeça para baixo e uma foto da série Zoo (2014-2015) traz uma arara vermelha numa sala de estar.
Os trabalhos de João Castilho têm inspiração na literatura, na arte, na cultura popular, na atualidade e em sua própria história. Tem obras em instituições como Musée du Quai Branly (Paris), Pinacoteca do Estado de São Paulo, Coleção Pirelli/Masp de Fotografia (São Paulo) e Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro). Recebeu prêmios da Fundação Conrado Wessel de Arte, em 2014 e a Bolsa de Fotografia ZUM, do Instituto Moreira Salles, em 2013. Foi um dos artistas selecionados para a 10ª Bienal do Mercosul e 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, ambos em 2015.
Serviço – Porcelana e Vulcão
Até 12 de setembro
Zipper Galeria – Rua Estados Unidos, 1.494 – Jardim América – São Paulo/SP
(11) 4306.4306
zippergaleria.com.br
Deixe um comentário