Entre 1984 e 1993, o fotógrafo João Paulo Farkas fez registros da Amazônia ao longo de nove viagens, que lhe renderam 12 mil fotos. Passadas mais duas décadas, 75 destas imagens compõem a exposição Amazônia Ocupada, em cartaz a partir desta sexta-feira (24) no Sesc Bom Retiro, em São Paulo. As incursões na região começaram a partir de um convite que Farkas recebeu de garimpeiros de ouro e cassiterita, que queriam mostrar um pouco de sua realidade.
Além das fotografias, a mostra apresenta um vídeo com depoimentos dos fotógrafos Pedro Martinelli, Claudia Andajur, Edu Simões, que também já abordaram a Amazônia em seus trabalhos, e ainda do jornalista Ricardo Lessa, da antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz e do próprio Farkas.
João Paulo Farkas é formado em filosofia na Universidade de São Paulo. Após terminar a gradução, mudou-se para Nova York onde estudou no International Center of Photography e na School of Visual Arts. Foi fotógrafo correspondente de revistas semanais brasileiras, ganhou o prêmio ABERTE e a Bolsa Vitae de Artes/Fotografia. Seus trabalhos fazem parte de importantes acervos e museus brasileiros. Neste ano, 16 imagens do fotógrafo passam a integrar a coleção da Maison Européenne de la Photographie, em Paris.
Veja abaixo algumas das imagens presentes em Amazônia Ocupada:
Serviço – Amazônia Ocupada
Até 1º de novembro
Sesc Bom Retiro – Alameda Nothmann, 185 – Bom Retiro – São Paulo/SP
(11) 3332.2600
sescsp.org.br/bomretiro
Deixe um comentário