O Galpão Fortes Vilaça, em São Paulo, abriga até o dia 26 de setembro a mostra Easy, Fractals & Star Map, do artista plástico português Julião Sarmento. Composta de pinturas e esculturas recentes, a mostra cria, segundo Sarmento, uma relação ficcional entre dois “gigantes da história da arte”: Edgar Degas e Marcel Duchamp.
Em Fifth Easy Piece, Sarmento retoma o arquétipo feminino que marca seus trabalhos e se inspira na icônica escultura da uma bailarina adolescente de Degas para, numa reinterpretação, retratar uma dançarina madura. Para a obra, o artista usou um moderno processo de impressão em 3D. Já em Alma e O Grande Vidro a alusão é a Duchamp.
Julião Sarmento nasceu em 1948, em Lisboa, e atualmente vive e trabalha em Estoril, também em Portugal. Esteve em duas edições da Documenta de Kassel (1987 e 1982) e em duas Bienais de Veneza (2001 e 1997). Suas obras estão presentes em diversas coleções públicas de peso, entre as quais: Guggenheim (Nova York), Tate Modern (Londres), SFMOMA (São Francisco), Moderna Museet (Estocolmo), Centre Pompidou (Paris), CaixaForum (Barcelona).
Veja abaixo imagens de algumas obras presentes na exposição:
Serviço – Easy, Fractals & Star Map
Até 26 de setembro
Galpão Fortes Vilaça – Rua James Holland, 71 – Barra Funda – São Paulo/SP
(11) 3392.3942
fortesvilaca.com.br
Deixe um comentário