O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) inaugurou no último sábado, dia 18, a mostra Percursos Contemporâneos, que contará com mais de 40 obras assinadas por 22 renomados artistas da contemporaneidade. “Estamos muito orgulhosos, esta é maior realização do MACS nestes 8 anos de trabalho”, afirma Cristina Delanhesi, presidente do museu. Esta é a primeira exposição do MACS em sua sede definitiva, que fica junto à histórica estação da Estrada de Ferro Sorocabana.
Segundo o prefeito da cidade, Vitor Lippi, o evento também valorizará o futuro patrimônio da cidade. “A exposição Percursos Contemporâneos é um marco para a cultura local. Não somente por congregar obras de importantes nomes das artes plásticas, mas por expor dos prédios mais importantes da nossa história, que é o galpão anexo à Estação Ferroviária”. A Estrada de Ferro Sorocabana foi vital para o desenvolvimento da cidade no no final do século 19 e começo do século 20.
Com curadoria de Fábio Magalhães, a exposição Percursos Contemporâneos contará com obras dos artistas Albano Afonso, Alex Flemming, Carlos Vergara, Carmela Gross, Cristina Barroso, Edgard de Souza, Estela Sokol, Janaína Tschape, José Resende, José Roberto Aguilar, José Spaniol, Laura Vinci, Liliana Alves, Lúcia Castanho, Luiz Hermano, Marco Giannotti, Mauro Restiffe, Nazareth Pacheco, Paulo Pasta, Sandra Cinto e Sérgio Fingermann.
Fábio Magalhães, que foi diretor da Pinacoteca em São Paulo e é um dos responsáveis pela curadoria da exposição de Caravaggio que está no Masp, ressalta a importância desta mostra como representante do período que vivemos na história das artes. “Nesta década, vivemos a transição do pós-moderno para o moderno. A proposta é que as obras conversem entre si, por isso, contamos com a presença de diversos artistas que se consagraram nesse período da história, como: Carlos Vergara, José Roberto Aguilar, Carmela Gross e José Resende. Por outro lado, a exposição contará com a presença de jovens artistas, como Estela Sokol”, diz.
Fábio Magalhães será palestrante no primeiro seminário internacional ARTE!Brasileiros com o tema O Colecionismo no Brasil no Século XXI. O encontro acontecerá no dia 4 de setembro no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Cadastre-se.
Deixe um comentário