MAM recebe mostra “Natureza Franciscana”

Foto: Divulgação/MAM-SP
Foto: Divulgação/MAM-SP

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) abriga a partir do dia 27 de fevereiro a mostra Natureza Franciscana, que traz uma noção contemporânea da relação colaborativa entre o ser humano e a natureza.  A exposição, cuja curadoria é assinada por Felipe Chaimovich, foi organizada a partir das estrofes do Cântico das Criaturas, canção escrita por Francisco de Assis, provavelmente entre 1220 e 1226, reconhecida como texto precursor das questões referentes à ecologia.

O curador selecionou artistas que utilizam elementos da natureza em suas produções, reunindo 18 obras da coleção do museu somadas a 19 empréstimos, totalizando 37 trabalhos de fotografia, desenho, gravura, vídeo, livro de artista, instalação, obra sonora, objeto, escultura e bordado.

A divisão da mostra  é feita a partir dos elementos da canção. O  Sol é representado pela fotografia em cores Lâmpada (2002), da artista Lucia Koch, ao lado das fotografias em preto e branco The Celebration of Night (1991), de Marcelo Zocchio, e dos 12 livros da série I Got Up (1968-1979), do japonês On Kawara. A Águaaparece nas fotografias A Line in the Arctic #1 e A Line in the Arctic #8 (2012), do paulistano Marcelo Moscheta, e pelas obras relacionados ao projeto Coletas, da artista multimídia Brígida Baltar, que incluem imagens da série A coleta da Neblina (1998-2005), cinco desenhos de nanquim sobre papel (2004), a escultura de vidro A coleta do Orvalho (2001) e o vídeo Coletas (1998-2005).

Fogo é simbolizado pelo vídeo Homenagem a W. Turner (2002), de Thiago Rocha Pitta, e pelos vestígios de fumaça sobre acrílico e sobre papel da escultora e desenhista Shirley Paes Leme. O elemento ar fica a cargo da escultura Venus Bleue, do  francês Yves Klein. As estrelas são apresentadas por meio de sete fotografias do alemão Wolfgang Tillmans. Representando a terra, são expostas 30 caixas de papelão cheias de folhas e galhos de árvore embalados em plástico, papelão e fotografias em cores, instalação feita em 1975, por Sérgio Porto, além do relevo em papel artesanal (1981), de Frans Krajcberg.

Doenças e atribulações (Aids e coquetéis anti-HIV) surgem na instalação Dis-placement (1996-7), de Paulo Lima Buenoz. A artista Nazareth Pacheco exibe série de fotografias em preto e branco, de 1993, que mostram a malformação congênita do lábio leporino, dentes, raio-x e objeto de gesso.

A morte é representada pelo último tecido bordado por José Leonilson antes de morrer, em 1993. A instalação sonora Tudo Aqui (2015), da artista Chiara Banfi, alcança todo o espaço expositivo e abrange todos os elementos representados.

Natureza Franciscana
27 de fevereiro (sábado), às 11h. Até 5 de junho
Museu de Arte Moderna de São Paulo – Parque do Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3; (11) 5085-1300
De terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
www.mam.org.br


Comentários

2 respostas para “MAM recebe mostra “Natureza Franciscana””

  1. Avatar de Abílio Bóin
    Abílio Bóin

    Gosto muito da revista: ARTES BRASILEIROS mas não estou mais encontrando são raras bancas que ainda recebem, mas acho legal as informações que vem como esta que estou vendo em meu PC.
    Sem mais, fico grato.
    Abílio Bóin

    1. Avatar de Ligia Braslauskas
      Ligia Braslauskas

      Caro Abílio, nossa próxima edição sai agora no mês de março, aguarde, está linda!

      Equipe Brasileiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.