Diretora cultural de importantes museus públicos de Manchester e integrante do conselho da universidade da cidade britânica, Maria Balshaw, 46, será a nova diretora do grupo de museus Tate. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 17, após a escolha receber aprovação da primeira-ministra britânica, Theresa May. Balshaw assume no dia 1º de junho, e será a primeira mulher a dirigir a instituição após a passagem de oito homens pelo cargo desde 1897.
A nova diretora supervisionará a Tate Modern, a Tate Britain (ambas em Londres), a Tate Liverpool e a Tate St. Ives, quatro dos mais importantes espaços de arte do Reino Unido. Ela sucederá Nicholas Serota, diretor durante 30 anos e criador da Tate Modern, que agora presidirá o Conselho das Artes da Inglaterra.
“Sob a liderança de Serota, a Tate mudou para sempre como todos nós pensamos a arte e os artistas, e fez da arte visual uma parte central de uma vibrante vida cultural no Reino Unido. Estou tremendamente animada para liderar a Tate no próximo capítulo de sua vida e ansiosa para desenvolver a reputação da Tate como a galeria artisticamente mais aventureira e culturalmente mais inclusiva do mundo”, declarou Balshaw.
Deixe um comentário