arteBA chega à sua 25ª edição

Foto: divulgação
Foto: divulgação

A Feira de arte contemporânea de Buenos Aires, a arteBA, chega à sua 25ª edição e apresenta um programa com 85 galerias de 14 diferentes países, boa parte deles latino americanos, como Argentina, Colômbia, Peru, Chile e o próprio Brasil. Nesta edição, o evento aparece dividido em oito sessões: Principal, Cabinet, Dixit, Special Projects Patio Bullrich, U-Turn Project Rooms by Mercedes Benz, Barrio Joven Chandon, Photobooth CITI e Solo Show Zurich. O evento conta também com a presença de seis galerias brasileiras: Baró, Vermelho, Casa Triângulo, Emma Thomas e Marilia Razuk.

A seção principal traz 50 galerias que foram escolhidas por um comitê de seleção independente, composto por curadores, galeristas e especialistas da arte. Destas 50, algumas delas participam do Special Projects Patio Bullrich, que é constituído de uma série de projetos especiais envolvendo até três artistas. Algumas das galerias do setor principal também participam do Cabinet, setor no qual se exibe uma ou várias de um único artista.

O U-TURN Project Rooms apresenta, pelo segundo ano consecutivo, curadoria do italiano e radicado no Brasil Jacopo Crivelli Visconti. Ao invés de trabalhar com um tema pré-estabelecido, a proposta do setor desta vez é de buscar artistas a partir do que cada obra tem a dizer e propor um diálogo entre elas.

O Photobooth CITI, organizado pelo curador Patrick Charpenel e o colecionador Raul Naon, mira os artistas que questionam a noção e a prática tradicionais de fotografia. O setor conta com a presença de cinco artistas internacionais que terão sua obra contextualizada a partir do arquivo de Raul Naon, através de documentação relativa às vanguardas argentinas. É  a terceira edição do setor.

Uma novidade no evento é o Dixit, no qual uma equipe de jovens curadores vencedores do Programa Jovenes Curadores de Arte BA, dedica um espaço de 900 m² a arte argentina dos últimos 25 anos. Trabalhos de artistas destacados, oriundos de museus e coleções estarão presentes no setor. A proposta curatorial inclui um diálogo com outros suportes, como a Música, a Literatura e o Cinema. Os curadores são Federico Baeza, Lara Marmor e Sebastián Mackinson.

O Barrio Nuevo Chandon é dedicado aos espaços novos e alternativos, trazendo trabalhos de artistas igualmente jovens. O Solo Show Zurich, por sua vez, traz seis artistas e suas galerias para apresentarem seus trabalhos. 

Serviço – arteBA
De 19 até 22 de maio
La Rural, Buenos Aires
arteba.org


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.