A 10a edição da Art Basel Miami Beach, que aconteceu nos primeiros dias de dezembro de 2011, fechou em um domingo ensolarado, ainda com gente fazendo fila para entrar. A ARTE!Brasileiros, que participou pela primeira vez com seu stand próprio no espaço Art Magazines, recebeu mais de 400 visitantes interessadíssimos em conhecer mais sobre arte brasileira e fazer contatos com artistas e instituições.
Mais de 260 galerias, de mais de 30 diferentes países da América do Norte, Europa, América Latina, Ásia e África, exibiram obras de mais de dois mil artistas. O Brasil participou com 16 galerias e todas relataram excelentes prospecções e negócios.
[nggallery id=15900]
O Projeto Brasil Arte Contemporânea, criado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT), apoiou as galerias brasileiras na feira.
As galerias presentes foram: A Gentil Carioca, Anita Schwartz, Baró, Casa Triângulo, Dan, Fortes Vilaça, Laura Marsiaj, Leme, Luciana Brito, Luisa Strina, Marilia Razuk, Mendes Wood, Millan, Nara Roesler, Silvia Cintra e Vermelho.
A gaúcha Bolsa de Arte esteve na feira e o artista Speto, da galeria paulistana Choque Cultural, participou do Primary Flight, evento de arte ao ar livre.
Juliana Cintra, da galeria Silvia Cintra + Box4, do Rio de Janeiro, que também participou pela primeira vez, comentou que: “A participação foi superpositiva e superou nossas expectativas para um primeiro ano. Fomos com um projeto bem ousado de Cinthia Marcelle e durante a feira foram confirmadas duas mostras importantes dela, na Trienal do New Museum e uma coletiva na Tate Modern”.
A galeria Laura Marsiaj, do Rio de Janeiro, participou pela terceira vez. Esse foi o melhor ano do ponto de vista do público que conseguiu atingir. Apresentou obras de Ana Miguel e Paulo Vivacqua. Suas obras foram praticamente todas vendidas e algumas delas para importantes coleções estrangeiras.
A galeria Fortes Vilaça, que participa há vários anos, foi escolhida para fazer parte do projeto Art Kabinets. O projeto consiste na criação de um “gabinete” dentro do stand da galeria com uma exposição individual de um artista novo. Nesse caso, a galeria escolheu Tiago Carneiro da Cunha. Na galeria, destacou-se o trabalho de Luiz Zerbini.
A Galeria Millan participa da Art Basel Miami Beach desde a sua primeira edição, e considera a feira uma das melhores do mercado. Nessa edição, para eles, um dos diferenciais foi a crescente e efetiva participação de muitos brasileiros entre os visitantes, ao passo que perceberam uma diminuição no público europeu.
A feira atraiu um recorde de 50 mil visitantes, que se dividiram entre a feira e várias as exposições que ocorreram em espaços paralelos, no Design District e nos principais museus da cidade. Mais de 150 Museus e Instituições de todo o mundo estiveram representados e antigos colecionadores se encontraram com uma nova geração de artistas, novos colecionadores e amantes da arte.
Deixe um comentário