Morre no Rio o colecionador e galerista Jean Boghici, 87

Obra da artista brasileira Maria Martins, que pertence a coleção de Jean Boghici
Obra da artista brasileira Maria Martins, que pertence a coleção de Jean Boghici

O colecionador e galerista Jean Boghici morreu na noite de ontem, domingo (31), no Rio de Janeiro, aos 87 anos. Boghici foi internado há 45 dias no hospital Samaritano, depois de sofrer uma embolia pulmonar. O enterro será nesta segunda-feira (1).

Nascido em 1928, na Romênia, Boghici chegou ao Brasil em 1948. fugindo da Segunda Guerra na Europa. Ele iniciou suas atividades nos anos 1960, quando abriu a galeria Relevo, na capital fluminense. Adquiriu obras de artistas como Alfredo Volpi e Di Cavalcanti, e apostou em nomes como Antonio Dias, Waldemar Cordeiro, Ivan Serpa e Rubens Gerchman. À frente da galeria que leva seu nome, em Ipanema, Boghici tinha um rico acervo, com trabalhos de Modigliani, Lucio Fontana, Rodin, Alexander Calder e Maria Martins, entre outros.

Em 2012, Boghici seria um dos principais palestrantes do seminário Colecionismo no Brasil do Século XXI, no Auditório Ibirapuera, evento organizado pela ARTE!Brasileiros com apoio do Itaú Cultural. No entanto, teve de cancelar sua participação depois que um incêndio atingiu seu apartamento em Copacabana, destruindo obras de Di Cavalcanti e Guinard. 

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.