Morre o artista plástico Ivens Machado, aos 73 anos

O artista plástico Ivens Machado morreu nesta terça-feira (12) aos 73 anos no Rio de Janeiro. Machado caiu de uma escada e não resistiu aos traumas. O velório está marcado para esta quarta-feira (13), das 14h às 18h no Crematório São Francisco Xavier, no Rio de Janeiro. A cerimônia de cremação será na quinta-feira (14), no mesmo local.

Nascido em Florianópolis (SC), o escultor, gravador e pintor foi aluno de Anna Geiger e estudou gravura na Escolinha de Arte do Brasil. Começou a fazer obras em papel no início da década de 70, utilizando materiais como folhas pautadas ou quadriculadas, nas quais realizava interferências.

Em 1974, fez sua primeira exposição individual na Central de Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro. Foi premiado em 1973 no 5º Salão de Verão do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, com a instalação Cerimônia em Três Tempos.

O uso frequente de materiais de arquitetura, como ferro, concreto e argila era destaque em seu trabalho, que discutia a memória social e histórica. Suas obras apresentam formas brutas e superfícies irregulares, que evocam o acabamento rústico das casas pobres. Outras peças aludem ao universo sexual, com formas que permitem associações com o corpo humano.

O artista Ivens Machado. Foto: Reprodução/Art Talks
O artista Ivens Machado. Foto: Reprodução/Art Talks

O artista participou por quatro vezes da Bienal Internacional de São Paulo (1981, 1987, 1998 e 2004), da Nouvelle Bienal de Paris (1985) e da Bienal do Mercosul. Teve exposições nos maiores museus e galerias nacionais e está presente em diversos acervos e grandes coleções particulares.

Em comunicado, a Galeria Fortes Villaça lamentou o falecimento de Ivens Machado. “Autor de uma obra importante, o artista foi pioneiro da videoarte no Brasil, além de destacado escultor. Ele foi cedo demais, mas sua obra permanecerá”.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.