Mostra de arte cubana encerra atividades da Casa Daros

A Casa Daros fez na manhã desta terça-feira (8) uma prévia para jornalistas e convidados da exposição Cuba – Ficción y Fantasía, a última que a instituição vai abrigar antes do encerramento de suas atividades, em dezembro. Com abertura marcada para sábado (12), a mostra abriga mais de 130 obras de 15 artistas cubanos. A maior parte deles vive e trabalha em Havana. Um dos nomes mais conhecidos é o da performer Tania Bruguera, que no fim do ano passado teve seu passaporte retido pelo governo cubano depois de tentar fazer uma apresentação na Praça da Revolução. 

Os trabalhos exibidos no Rio foram realizados entre 1975 e 2008 e formam o primeiro núcleo da coleção Daros Latinamerica, sediada em Zurique, na Suíça. Segundo os curadores Hans-Michael Herzog e Katrin Steffen, a seleção apresenta obras em que os artistas ora se referem diretamente à realidade sociopolítica de Cuba – o bloqueio norte-americano, a precariedade da economia, a religião de matriz africana etc. -, ora indiretamente, por meio de ironia e até mesmo de sarcasmo. 

Veja abaixo quatro obras presentes na mostra:


O fim da Casa Daros

De acordo com o diretor-geral da Casa Daros, Dominik Casanova, há quatro propostas de venda do imóvel que hoje sedia a instituição, todas ligadas à iniciativa privada e com fim educacional ou cultural. Casanova reiterou que o término das atividades da Daros no Rio tem como objetivo uma “reorientação estratégica” da coleção, que agora vai focar mais em empréstimos. 

Cuba – Ficción y Fantasía era uma das cinco mostras já planejadas para a Casa Daros, até 2018. Estavam também programadas exposições com o criações de grandes mestres da América Latina – entre eles Julio Le Parc, Mira Schendel e León Ferrari -, de fotografia, de vídeo e uma seleção de obras sob o título de “conceitualismo lúdico”. Para Hans-Michael Herzog, o fim da instituição deixa um gosto amargo: “Se fosse um fracasso, até poderíamos entender, mas é um sucesso, tudo funciona. O término é antiético e dói como uma traição”, disse.

Serviço – Cuba – Ficción y Fantasía
De 12 de setembro a 13 de dezembro
Casa Daros – Rua General Severiano, 159 – Botafogo – Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2138.0850
casadaros.net

*Eduardo Simões viajou a convite da Casa Daros


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.