Cada vez mais a fotografia deixa de ser uma expressão de arte visual secundária para conquistar mais espaço nos acervos de museus e migrar dos quartos e corredores para as salas de estar – ambientes de maior prestígio nas casas de colecionadores. A avaliação é de Fernanda Feitosa, que entre os dias 20 e 23 de agosto realiza a 9a edição de sua SP-Arte/Foto, em São Paulo. “Da primeira edição para cá, dobramos de tamanho, hoje temos 30 expositores. No começo, vimos o resgate das cópias vintage, de fotógrafos como German Lorca, e hoje vemos a consolidação de uma nova tendência, a dos fotolivros, que veio para ficar desde a última Paris Photo”, ressalta Fernanda.
A propósito, uma das estreias da feira é justamente uma editora especializada na produção de fotolivros, sejam de artistas consagrados ou títulos experimentais. Criado em 2013, em parceria com a fotógrafa Claudia Jaguaribe, o Estúdio Madalena fará lançamentos ligados aos fotógrafos Sebastião Salgado, Ronald Ansbach, Betina Samaia, Lucas Lenci e a própria Claudia.
Também trarão títulos à SP-Arte/Foto a Schoeler Editions – com trabalhos de Cristiano Mascaro, Jay Colton e Marcelo Greco; a Fotospot – com livro de Roberto Linsker, pela editora Terra Virgem; e a Fass, que lança Jean Manzon 100 Anos – Portfólio, edição limitada e numerada com dez obras do fotógrafo francês que veio para o Brasil nos anos 1940, fugindo da Segunda Guerra Mundial, e cujo centenário de nascimento é comemorado em 2015.
Outra estreante na feira é Portas Vilaseca, uma das mais jovens galerias de arte contemporânea do Rio de Janeiro, que levará a seu estande criações de Íris Helena, Jorge Soledar e Alex Yudzon. Outros três expositores virão da capital fluminense: a Athena Contemporânea, a Galeria da Gávea e a Pequena Galeria 18 Fine Art Photography. Completam o elenco de galerias de fora de São Paulo: a SIM (Curitiba), a Bolsa de Arte (Porto Alegre e também São Paulo), e a mineira Celma Albuquerque, que traz a obra Marta (2014), feita por Rochelle Costi, que aparece na capa deste especial.
Entre as 23 galerias paulistas, destacam-se a Millan, com trabalhos de Lenora de Barros e Sofia Borges, a mais jovem artista a participar da 30a Bienal de São Paulo (2012); a Luciana Brito, com obras de fotógrafos modernos, entre eles Thomaz Farkas; a Carbono, com Celina Portella; a Fotospot, com Lalo de Almeida; a Bergamin & Gomide, com Alair Gomes; e a Rabieh, com Cris Bierrenbach.
Last But Not Least, depois do sucesso do ciclo TALKS – Arte como Valor, realizado em maio, durante a SP-Arte, a ARTE!Brasileiros realiza o TALKS/Foto: Reflexões, novamente em parceria com a feira. Entre as presenças já confirmadas estão a da curadora de fotografia do Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York, Sarah Meister, e da curadora brasileira Georgia Quintas.
Veja abaixo algumas das obras que estarão presentes na feira:
9ª SP-Arte/Foto
De 20 a 23 de agosto
JK Iguatemi – Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia – São Paulo/SP
sp-arte.com/foto
Deixe um comentário