Obras de Van Gogh, Gauguin e Cézanne ganham exposição no CCBB-SP

"Mulheres do Taiti" de Paul Gauguin. Crédito:  © RMN-Grand Palais (musée d'Orsay) / Hervé Lewandowski
“Mulheres do Taiti” de Paul Gauguin – Foto: © RMN-Grand Palais (musée d’Orsay) / Hervé Lewandowski

A busca de novos caminhos para a pintura. Esse era um dos principais anseios que marcava o Pós-Impressionismo,  vanguarda do final do século 21. Em oposição aos artistas impressionistas, caracterizados pelo naturalismo e a preocupação com os efeitos momentâneos de luz, o grupo propunha um novo uso da paleta cromática, defendo a cor como uma forma de representação da realidade e dos sentimentos.

Essa corrente artística será contemplada na exposição O Triunfo da Cor: o Pós Impressionismo em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil a partir de quarta-feira, 4 de maio. Com curadoria de Pablo Jimenez Burillo, Guy Cogeval e Isabelle Cahn, a mostra é uma parceria do CCBB com o Musée d’Orsay e a Fundación Mapfre. São expostas 75 obras, produzidas na virada do século 19 para o 20, de 32 artistas considerados expoentes do Pós – Impressionismo, como Paul Cézanne , Vincent Van Gogh  e Paul Gauguin.

A vanguarda pós-impressionista,  conceito cunhado pelo crítico de arte inglês Roger Eliot Fry, era um grupo divido, havendo inúmeras discordâncias entre os artistas. Essas múltiplas visões são abordadas na mostra que se divide em quatro módulos. O primeiro, denominado A cor científica, apresenta a obra dos artistas pontilhistas, representados pelo francês Georges Seurat. Baseado na teoria do químico Michel Crevreul sobre o efeito das cores no olhar, as obras justapõem pequenos pontos de cor, criando a ilusão de um quebra cabeças que deve ser montado pelo olhar do observador. A segunda parte inclui uma série de obras que refletem a pesquisa realizada por Paul Gauguin e Émile Bernard, na qual a pintura passa a refletir um mundo interior.

"Perfil de mulher" de Aristide Maillol. Crédito: © RMN-Grand Palais (musée d'Orsay)/  Patrice Schmidt
“Perfil de mulher” de Aristide Maillol. Crédito: © RMN-Grand Palais (musée d’Orsay)/ Patrice Schmidt

O terceiro módulo expõe as produções do grupo Nablis, termo que significa profeta em hebraico. Liderados pelo francês Maurice Denis, os artistas defendiam uma essência espiritual da arte que seria atingida pelo uso da cor. A última parte, intitulada A Cor em Liberdade, apresenta trabalhos que se afastam do simbolismo, num momento já de fim dos grupos de artistas e prevalecimento da individualidade.  

A exposição segue a mesma linha da mostra Impressionismo: Paris e Modernidade, realizada há quatro anos no próprio CCBB e consagrada como a terceira mostra mais visitada do mundo em 2012. Para evitar filas, como aconteceu em 2012, os visitantes poderão agendar a visita pelo aplicativo gratuito do CCBB. A mostra fica em cartaz até o dia 7 de julho em São Paulo e segue para o Rio de Janeiro.

Serviço – O Triunfo da Cor: o Pós Impressionismo
De 4 de maio a 7 de julho
De quarta à segunda, das 9h às 21h
Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro, SP


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