Ocupada há mais de dois meses, sede da Funarte, em SP, recebe mandado de reintegração de posse

Sede da Funarte de São Paulo ocupada. Foto: Divulgação Facebook
Sede da Funarte de São Paulo ocupada. Foto: Divulgação Facebook

O Ministério da Cultura pediu ontem (18/7) a reintegração de posse da sede da Funarte, de São Paulo. Segundo o pedido, os ocupantes têm até hoje, às 17h, para sair do prédio. A sede foi ocupada há dois meses por um grupo de artistas que protestava contra a extinção do Ministério da Cultura pelo governo interino de Michel Temer. Além da sede de São Paulo, as sedes de Curitiba, Distrito Federal, Belo Horizonte e Rio de Janeiro também foram ocupadas na época. A mobilização levou à recriação do MinC pouco depois. Entretanto, o grupo decidiu permanecer no local por tempo indeterminado por não reconhecer a legitimidade do governo de Michel Temer. 

Em paralelo, um grupo de artistas criou em julho deste ano um coletivo chamado Aparelhamento,  com o intuito de gerar questionamentos e fundos para ações contra o golpe e pela democracia. A iniciativa conta com mais de 150 artistas, que produziram obras de arte que seriam leiloadas amanhã (20/7) na sede da Funarte de São Paulo. A ideia é vendê-las por até um quarto do preço praticado pelo mercado para financiar uma série de ações em protesto contra o governo Temer. Curiosamente, a ordem de reintegração chega no dia anterior ao leilão, quando a exposição já está montada. 

Segundo o organizador do evento, o artista Lourival Cuquinha, uma representante da Funarte, do Rio de Janeiro, está vindo até São Paulo, para tentar mediar a situação de reintegração de posse. Diversos artistas estão já no local, usando as redes sociais para convocar outras pessoas a comparecerem ao local, e tentarem impedir a reintegração. Veja abaixo o Manifesto produzido pelo grupo:


APARELHAMENTO MANIFESTADO

Julho de 2016

1. Primeiramente FORA TEMER!

2. O APARELHAMENTO é contra o GOLPE de Estado em curso no Brasil e a favor das lutas pela democracia.

3. O APARELHAMENTO é um grupo aberto de pessoas doando seu tempo, pensamentos, ideias e poéticas no intuito de gerar questionamentos e fundos para ações contra o GOLPE de Estado em curso no Brasil.

4. O APARELHAMENTO conta com mais de 150 artistas e pensadores envolvidos e nem sempre há um consenso em todos os detalhes e ações, mas as intenções são cessar o GOLPE e interferir na política em curso no Brasil.

5. O APARELHAMENTO é urgente, o tempo URGE e pede ações concretas.

6. O APARELHAMENTO é cínico a ponto de hackear o mercado de arte gerando recursos de inteligência e financeiros para lutar contra o GOLPE de estado em curso no Brasil. Alguns acham isso uma contradição.

7. O APARELHAMENTO não impõe poéticas pessoais ou temas contra o GOLPE de estado em curso no Brasil, mas a sua poética é o Contra-GOLPE.

8. O APARELHAMENTO não pretende dar mais informações aos organismos de mídia golpista do que estas expressas aqui neste texto. Alguns acham isso uma contradição.

9. O APARELHAMENTO organizará uma exposição de obras de arte doadas para serem vendidas na forma de um leilão e o capital gerado será usado em ações contra o GOLPE de estado em curso no Brasil. Alguns acham isso uma contradição e não gostam nem do nome leilão.

10. O APARELHEMANTO quer vender obras para quem gosta de arte e não para quem pretende ganhar dinheiro com arte.

11. As ações Contra-GOLPE financiadas pelo capital gerado no APARELHAMENTO serão decididas em consulta e pelo voto de todos os envolvidos no APARELHAMENTO: produtores, pensadores, doadores de obras e ideias.

12. O chamamento de artistas no APARELHAMENTO é feito a partir de afinidades e proximidades entre todos aqueles contra o GOLPE de estado em curso no Brasil. O APARELHAMENTO entende que a situação do país exige um posicionamento de todos. Entre em contato se você quer se doar a isto:producao.expo.funarte@gmail.com e Aparelhamento no Facebook.

13. Ultimamente FORA TEMER!

Para afirmar certezas, o APARELHAMENTO entende o golpe de estado como a repetição de um histórico de farsas no país, em uma disputa de poder que corrompe e sequestra conquistas históricas para a população. Porque sim, o APARELHAMENTO entende que estamos vivendo um Golpe de Estado, em um impeachment imoral, com medidas que desrespeitam a constituição, comandado pela oligarquias mais retrógradas, uma plutocracia representada por uma elite jurídica e pelo poder financeiro, industrial e agrícola. Um GOLPE sim, amparado e conduzido pela grande mídia, contra os votos de uma maioria, contra a democracia, contra os movimentos sociais, em um retrocesso nos direitos humanos.

Para evitar dúvidas o CONTRA-GOLPE do APARELHAMENTO é Fora-Temer, mas não é partidário, não é governista e não é Dilmista. O CONTRA-GOLPE é um conjunto de ações a favor de uma ampla reforma política, a favor da democratização da mídia, pela luta contra a desigualdade social, em defesa das chamadas minorias sociais, das conquistas da mulher, dos povos indígenas, das periferias, pelas amplas conquistas trabalhistas e sociais.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.