Operação Condor é tema de exposição no Paço das Artes

Ex-militares argentinos escondem o rosto durante julgamento por crimes contra a Humanidade cometidos na ditadura que comandou o país entre 1976 e 1983 - / Joao Pina.
Ex-militares argentinos escondem o rosto durante julgamento por crimes contra a Humanidade cometidos na ditadura que comandou o país entre 1976 e 1983 – / Joao Pina.

O fotógrafo português João Pina documentou nos últimos nove anos as histórias de brasileiros e sul-americanos que foram diretamente afetados pelas ditaduras militares, em particular, pela Operação Condor. Com a máquina fotográfica numa mão e o gravador em outra, Pina entrou provisoriamente na vida de algumas pessoas, a quem pediu que partilhassem tanto as suas memórias como os lugares onde viveram experiências terríveis.

A mostra, que reúne 113 imagens em preto e branco e em formatos variados, é composta pelas séries “Brasileiros”, “Retratos”, “Paisagens”, “Laboratório”, “Prisões”, “Julgamentos”, “Salas de Tortura” e “Arquivos”. Por meio destas fotografias, Pina investiga e documenta as histórias de brasileiros e outros sul-americanos, que foram diretamente afetados pelas ditaduras militares em geral, e, em particular, pela Operação Condor. “A série ‘Operação Condor’, que o fotógrafo João Pina realizou nos últimos nove anos vai muito além de imagens documentais. Elas falam de ausência, da perda do que é irrecuperável, da procura de identidades desaparecidas e ainda sem explicação, da dor dos que deixaram de conviver com familiares e amigos, do corte seco que levou para sempre os que tiveram a liberdade tolhida nos anos da ditadura. É mais que uma exposição: é um documento sobre cicatrizes”, afirma Diógenes Moura.

Com nome da ave de rapina dos Andes, a operação clandestina uniu ditaduras militares do Cone Sul para perseguir, capturar e até eliminar dissidentes políticos além das fronteiras foi criada pelo Brasil. Para entender, leia a reportagem que a Brasileiros publicou sobre o tema – vencedora do prêmio Herzog 2013.

A exposição “Operação Condor” que ficará em cartaz no Paço das Artes entre os dias 23 de setembro e 7 de dezembro.

Serviço
João Pina – Operação Condor, no Paço das Artes
Avenida da Universidade, 1 – Cidade Universitária, São Paulo, SP.
23 de setembro até 7 de dezembro
Terça à sexta-feira, 10h às 19h;
sábado, domingo e feriado, 11h às 18h.
Entrada gratuita


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.