A quarta edição da ArtRio 2014, a maior feira de artes da América Latina, abriu ao público na tade desta quinta-feira (11) no Píer Mauá, na Zona Portuária da cidade. Quem passar pelos cinco armazéns vai poder ver obras de 2 mil artistas de 14 países diferentes.
Nos 20 mil metros quadrados estão distribuídos trabalhos de 100 galerias expostos para venda. Palestras sobre colecionismo também fazem parte da programação.
A feira é dividida em quatro diferentes programas: Panorama – reunindo as galerias nacionais e estrangeiras com atuação estabelecida no mercado; Vista – com as galerias jovens com projeto de curadoria experimental; Lupa – espaço para obras de grande escala inéditas ou desenvolvidas para a feira; e Solo – com artistas convidados dos curadores Julieta Gonzalez e Pablo Leon de La Barra, que este ano, selecionaram obras que exploram a materialidade do concreto.
No programa Panorama participam as galerias Anita Schwartz Galeria de Arte (Rio de Janeiro), +R Maserre Gallery (Barcelona), Mul.ti.plo Espaço Arte (Rio de Janeiro), White Cube (Londres), Ruth Benzacar Galeria de Arte (Buenos Aires), entre muitas outras. No programa Vista, estão as galerias Bischoff Projects (Frankfurt), Steve Turner Contemporary (Los Angeles), Y Gallery (Nova York), Blau Projects (São Paulo), entre outras.
Entre as participantes do Lupa, estão obras de Jac Leirner (Galeria Fortes Vilaça – Brasil), Oscar Murillo (David Zwirner – Estados Unidos), Amílcar de Castro (Galeria Marília Razuk – Brasil).
Na Solo, participam artistas como Guy de Cointet (Air de Paris – França), Thomaz Farkas (Luciana Brito Galeria de Arte – Brasil), Pablo Accinelli (Ignacio Liprandi – Argentina) e Carla Zaccagnini (Galeria Vermelho – Brasil).
Na abertura da ARTRio, na quarta-feira (10), Paulo Herkenhoff, diretor cultural do MAR – Museu de Arte do Rio, mapeou a feira colocando “pins” em obras que gostaria de ter na coleção do Museu. O pin é o ícone usado em mapas. A estratégia deu muito certo! Varias empresas, fundos de investimento e galerias atenderam a seu pedido e compraram as obras.
Desde a primeira edição da feira, o mercado de arte não parou de crescer no país. Segundo o estudo Contemporary Art Market in Brazil, promovido pela Associação Brasileira de Arte Contemporânea (Abact) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), 90% das galerias que responderam à pesquisa faturaram mais no ano passado em relação a 2012; 70% aumentaram suas equipes; e 65% subiram preços (em 9%, em média).
Serviço
ArtRio 2014
De quinta (11) a domingo (14)
Das 13h às 21h (até sábado); das 13h às 20h (domingo)
Ingressos: R$ 30 (inteira); venda antecipada no site Ingresso Rápido
Haverá serviço exclusivo de transporte para o evento partindo da Cinelândia para a Praça Mauá, das 12h30 às 22h.
Deixe um comentário