Rebelião em silêncio

Desde que começou a vida artística nos anos 1970, suas obras já apresentavam diferenciais, mesmo para os padrões daqueles tempos de transgressões. São daquela época inusitadas esculturas que ela elaborou para envolver o próprio corpo, como se obra e artista não se dissociassem. Pois a alemã Rebecca Horn, que em 1986 ganhava um prêmio na Documenta de Kassel, uma das mostras mais importantes do gênero, está pela primeira vez apresentando sua obra no Brasil. Trata-se de uma retrospectiva de 35 anos de carreira em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil-RJ, em que figuram alguns dos mais relevantes exemplares de sua produção.

A mostra chamada Rebelião em Silêncio tem tudo para surpreender quem nunca entrou em contato com as criações da artista. Por exemplo: instalada na rotunda do prédio, a uma altura de mais de 30 m, está O Universo em uma Pérola, uma peça de dimensões enormes, erigida a partir de diferentes estruturas. A obra envolve espelhos, funis de ouro e projetores que lançam para o alto a cor azul em forma de pérola: “É uma obra sobre a energia. Sobre como algo tão pequeno pode se transformar em um universo”, ela disse.
[nggallery id=15160]

Ao todo, são 18 peças que mesclam diversas linguagens, como instalação, escultura, videoarte e pintura. Além de seis filmes, parte importante de sua produção artística, basta assistir a O Quarto de Buster, com Donald Sutherland e Geraldine Chaplin. O filme evidencia sua ligação com o cinema, já que ela é fã de Buster Keaton (1985-1966), grande nome do cinema mudo. Enfim, a exposição em cartaz, além de mostrar as várias vertentes da arte de Rebecca, revela sua especial capacidade de inserir objetos comuns do cotidiano em sua investigação criativa, ao empregar de penas a facas para criar uma obra. Nome de prestígio na cena artística contemporânea, ela tem obras em acervos de importantes instituições, como o Museu de Arte Moderna de Nova York.


Centro Cultural Banco do Brasil
Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro
Rua 1o de Março, 66, Centro
Telefone: (21) 3808-2020
Até 18 de julho de 2010
De terça a domingo, das 10 às 21 horas



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.