São Paulo de Todas as Sombras

Fotos Divulgação e Luiza Sigulem/Brasileiros

Três amigos em uma mesa de bar em Paris discutem as nuances quase escondidas do cotidiano, com o passar das vidas anônimas que compõe uma cidade. Esse encontro, entre o escritor e curador de fotografia Diógenes Moura com o casal de fotógrafos franco-paulistanos Marc Dumas e Lucia Guanaes, resultou no livro São Paulo de Todas as Sombras, que mistura fotografia e contos, todos trazendo os diferentes olhares sobre uma mesma realidade urbana.

[nggallery id=16081]

Para realizar o projeto, entre os anos de 2009 e 2012, o casal de fotógrafos hospedou-se em 11 hotéis da região central da capital paulista para, desde as janelas dos quartos, observar e registrar o movimento das ruas, das pessoas anônimas dentro dos apartamentos e todos os cenários possíveis de se absorver durante as 24 horas do dia. “Os anônimos são a alma de São Paulo. E essas fotos foram feitas observando por 24 horas das mesmas janelas para sentir a pulsação da cidade”, disse Lucia.

Paulistana, mas moradora de Paris, na França, há 35 anos, a fotógrafa conta que o projeto acabou por uni-la novamente à sua cidade natal. “Eu nasci em São Paulo, vivi toda minha infância e juventude no centro. Então é como se eu redescobrisse essa humanidade do bairro. A mídia apresenta o centro só pelos aspectos duros, da cracolândia, da violência. E quando você olha e observa a cidade da janela, você observa uma diversidade de pessoas, em uma praça passeando com cachorros, as mães levando as crianças para a escola. Para mim foi muito emocionante redescobrir essa cidade que é a minha cidade”.

Nascido em Recife, mas apaixonado por São Paulo, onde vive, o escritor Diógenes Moura fez sozinho o percurso em nove hotéis para escrever, inspirados nas ações de anônimos e cenários observados, nove contos que traduzem a identidade da cidade. “Esses personagens invisíveis são os únicos que me importam. Essa é a região da cidade mais civilizada, mais verdadeira, para mim. Onde nós podemos sorrir, sangrar, nos molhar e seguir adiante. É um poema urbano, cheio de ternura, de tiro e de sangue sobre a cidade que pretende tornar visível o que é invisível, que somos nós”, diz Diógenes.

O livro São Paulo de Todas as Sombras foi lançado na Galeria Fass nesta sexta-feira, dia 25, em pleno aniversário de São Paulo, acompanhado da mostra contendo algumas das fotos do projeto que fazem parte da 4ª Mostra SP Samsung de Fotografia e ficarão em exposição até o dia 16 de março.

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.