São Paulo recebe nesta quarta-feira (5) a primeira Leica Gallery da América Latina. A galeria, a 14ª do grupo, foi construída em um edifício da década de 30, em Higienópolis, tem estilo art déco na fachada e abriga uma Leica Boutique. O espaço será inaugurado com a exposição Del Mondo, com fotografias de Andy Summers, ex-guitarrista da banda The Police. As imagens foram feitas pelo músico entre 1978 e 2014 e mostram registros de suas viagens mundo afora, em cidades como Los Angeles, Tóquio, Londres e Rio de Janeiro.
A escolha dos artistas que expõem nas galerias Leica é feita por um comitê internacional. Entre os membros do grupo está a alemã Karin Rehn-Kaufmann, curadora da mostra com Summers. Também diretora da Leica Gallery de Salzburgo, na Áustria, Karin afirma que qualquer fotógrafo pode enviar seu trabalho para o comitê, a fim de expor em uma das galerias. “Claro que focamos em fotógrafos que usam os produtos Leica, mas também estamos abertos para a boa fotografia”, diz.
A curadora conta ainda que todas as galerias abrigam as mostras dos vencedores de seu prêmio anual Oskar Barnard Award. Criada em 1979, a honraria – no valor de 25 mil euros, além de uma câmera e uma lente Leica, no valor de 10 mil euros – já foi concedida a fotógrafos como o brasileiro Sebastião Salgado, ganhador em 1984 e 1992.
Karin também ressalta que Summers tem uma grande carreira como músico e em suas imagens “pode-se sentir e ver a música em preto e branco. Ele é uma grande fotógrafo também”. Ainda segundo ela, a Leica Gallery São Paulo será um “ponto de encontro para se falar de fotografia” na cidade, por meio de workshops, cursos e encontros com fotógrafos.
Veja abaixo quatro das fotografias de Andy Summers presentes em Del Mondo:
Serviço – Del Mondo
Até 5 de outubro
Leica Gallery – Rua Maranhão, 600 – Higienópolis – São Paulo/SP
(11) 3512-3909
leicagallerysp.com.br
Deixe um comentário