Setor de design é uma das novidades da SP-Arte deste ano

Cadeiras de Lasar Segall no estande da EtelFoto: Coil Lopes
Cadeiras de Lasar Segall no estande da Etel. Foto: Coil Lopes


Sempre atenta às tendências mundiais, a SP-Arte decidiu acolher mais uma vibrante vertente da expressão artística atual, com um setor dedicado exclusivamente ao design. São ao todo 23 expositores de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia que ocupam o terceiro andar do Pavilhão. Nesta primeira edição, o setor contará um pouco da história do mobiliário nacional exibindo desde as primeiras peças criadas no Brasil, século 19, até ícones do design modernista, como de Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer, Sergio Rodrigues, irmãos Campana, Zanini de Zanine e Zanine Caldas. 

Outros expositores são a ETEL,DPOT, Firma Casa, Artemobilia, Mercado Moderno, OVO, Passado Composto Século XX, lojas que representam nomes de peso do design autoral, além do Coletivo Amor de Madre, Marcenaria Baraúna, e studios independentes como Hugo França, Marton, Maneco Quinderé e Jacqueline Terpins.

Um dos destaques do setor é a ETEL, que exibe trabalhos do modernista Lasar Segall e da designer contemporânea Claudia Moreira Salles, promovendo um diálogo entre dois artistas de diferentes períodos. Tendo realizado criações em diferentes suportes, Segall atuou também na criação de móveis. O mobiliário projetado por este é reeditado e exposto pela primeira vez neste evento. Já Claudia, apesar de ser contemporânea, foi influenciada pelas criações de Segall. No evento, a designer apresenta o conceito “Verso e Reverso”, a partir do qual materiais totalmente distintos convivem em único trabalho, tais quais aço, pedra e cimento. Se destacam na exibição a poltrona de Lasar Segall, datada de 1932, e as mesas Deslize e Clareira, de Claudia Moreira Salles.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.