Duas gerações da arte contemporânea argentina se encontram na Baró Galeria durante outubro e novembro, e o desenho é a linguagem em comum entre elas. Em cartaz a partir de sábado (28/9), Pablo Siquier e Mariana Sissia ocupam o galpão de 1.500 m2 com painéis gigantes e inéditos nas individuais Contratura e El Templo como Microcosmos. Além disso, a coletiva Home Theatre reúne 24 vídeos de artistas internacionais, com curadoria assinada pelo jovem artista britânico Toby Christian.
Em Contratura, mostra individual do argentino Pablo Siquier, precisão e primitivismo combinam-se inusitadamente, em três painéis agigantados. “São apenas três desenhos para ocupar um espaço enorme”, afirma o artista. Na série inédita, Siquier emprega a técnica de desenho a carvão, porém transformando-a ao adotar a execução de grandes formatos. Os novos trabalhos são realizados à mão diretamente sobre a parede da galeria. “São desenhos hiperprecisos e exatos, executados por uma ferramenta primitiva e errônea”, comenta.
Paralelamente, a também argentina Mariana Sissia realiza na Baró a individual El Templo como Microcosmos, na qual mostra um único desenho-instalação inédito de 15 metros. Para desenvolvê-lo, Sissia recorreu a técnicas de percepção remota, explorando imagens imperceptíveis ao olho humano, como as espaciais ou as microscópicas. “A impossibilidade física de perceber tais imagens e de nos vermos obrigados a crer que existem foi meu foco de interesse”, explica. O resultado é um mapeamento panorâmico que remete às múltiplas camadas de significações atribuídas ao que não pode ser visto.
Na sala de vídeo, é possível ainda conferir a mostra coletiva Home Theatre, que reúne 24 vídeos com curadoria do jovem artista britânico Toby Christian. Na escolha dos trabalhos, Christian elegeu contribuições de artistas, escritores, músicos e curadores europeus, para localizar trabalhos que se relacionam tangencialmente com sua recente individual The Tread and The Rise, realizada na Baró em março deste ano.
Serviço
Exposições de 28/9 a 30/11
Baró Galeria, rua Barra Funda, 216, Barra Funda, São Paulo
Contratura (Pablo Siquier)
El Templo como Microcosmos (Mariana Sissia)
Home Theatre (coletiva de vídeos com curadoria do artista britânico Toby Christian)
Visitação gratuita: 11h às 19h (terça a sexta); 11h às 18h (sábados)
Mais informações.
Deixe um comentário