SP-Arte/Foto, onde a imagem diz tudo

A fotografia sempre exerceu um fascínio nas artes. No cinema, contribuiu com uma poesia visual particularizada e ajudou a dar alma a algumas obras-primas como O Encouraçado Potemkin. Nas artes plásticas, tem sido suporte para muitos trabalhos, como a maior parte dos ligados à pop art americana. Concertos de música popular, erudita e óperas têm lançado mão da fotografia como mais um elemento de apoio na compreensão da obra.

A SP-Arte/Foto segue os passos da francesa Paris Photo e da americana The AIPAD Photography Show – os mais badalados eventos do gênero no mundo.

Segundo Fernanda Feitosa, diretora do evento, o aumento da demanda faz surgir mais galerias especializadas em fotografia. “Cada vez mais artistas plásticos vêm se utilizando da fotografia como meio de expressão e a SP-Arte/Foto permite uma aproximação maior entre eles”. Para ela, o evento ajuda não só a apontar tendências do mercado, como permite aos artistas conhecer o conceito de cada galeria. O ato de fotografar é uma experiência cada vez mais pessoal, dada a facilidade das câmeras disponíveis e o número de fotógrafos que aparece constantemente e que, ao longo da história, buscam um significado particular ao congelar um momento em uma imagem.

Entre os artistas que têm trabalhos expostos na SP-Arte/Foto estão Albano Afonso, Caio Reisewitz, Márcia Xavier, Marina Abramović, Claudia Jaguaribe, Geraldo de Barros, Lucia Koch, Luiz Braga, Rochelle Costi, Massimo Vitali, Robert Polidori e Thomaz Farkas, entre outros.

Na edição inaugural de 2006, eram somente 15 galerias e cerca de 220 trabalhos. Nesta quinta edição, a SP-Arte/Foto conta com 26 galerias e cerca de 750 obras, de vários fotógrafos de gerações e tendências diferentes, vindos de vários estados brasileiros.

A organização da feira é feita pela artista e especialista em arte contemporânea Denise Gadelha, e ocorre de 15 a 18 de setembro. Durante a feira também serão lançados livros sobre fotografia. No dia 15 de setembro, às 19h, um clássico dirigido às crianças, o Imitabichos, da editora Cosac Naify, com fotos de Aleksandr Ródtchenko e escrito por Serguéi Tretiakóv. Para os adultos, Martinelli, Pedro, da editora Terra Virgem, do fotógrafo Pedro Martinelli, com lançamento e sessão de autógrafos. A SP-Arte/Foto ocorre no 9° andar, na cobertura do Shopping Iguatemi, em São Paulo, e está aberta aos aficionados ou não pela fotografia.


SP-Arte/Foto
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232, São Paulo
Lounge One – Shopping Iguatemi
De 15 a 17 de novembro, das 14 às 22h



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.