Na arte contemporânea, os meios de criação artística são plurais. Sobrepõem-se. Os materiais conversam e deixam de ser específicos, para darem lugar a uma obra sem contornos, totalmente imbricada nas diferentes questões dos sujeitos e das questões sociais.
Começamos a ver isso nas décadas de 1970 a 90, mas é especialmente nos últimos 20 anos que a arte contemporânea irrompe e cresce exponencialmente, construindo linguagens, conteúdos, mercados e novos espaços expositivos, incentivando, assim, artistas consagrados e jovens acadêmicos, galeristas e gestores culturais a produzirem com maior intensidade.
No Brasil, especificamente, onde a multiplicidade dos meios se mistura à multiplicidade cultural, nada mais natural que o desenvolvimento da cena das artes plásticas contemporâneas tivesse um solo propício para se transformar na atrativa vitrine que é hoje.
Galerias tradicionais abrem suas portas em novos Estados. Colecionadores, empresários e amantes da arte tornam-se novos galeristas, criam instituições ligadas à arte contemporânea e artistas brasileiros ganham novos espaços aqui e no mundo.
Como parte desse cenário, a ARTE!Brasileiros nasceu com o objetivo de construir uma ponte permanente entre os diferentes agentes do circuito das artes plásticas e da cultura, do Brasil e do mundo. Uma multiplataforma de conteúdo, com rigor editorial, em mídia impressa, digital e uma ampla rede de colaboração. Em setembro próximo, teremos a oportunidade de conferir o sucesso dessa proposta com a expansão do Seminário Internacional ARTE!Brasileiros que, na sua terceira edição, estará presente em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Hoje, damos mais um passo nos apresentando, em parceria com a SP-Arte, ao público brasiliense que, com certeza, ganhará em informação e terá a oportunidade de conhecer in loco um seleto elenco do segmento.
Veja abaixo o índice das matérias publicadas e leia na íntegra!
Mercado de Arte: Ascenção em Números + Entrevista com Wagner Lungov – Pesquisa realizada pelo projeto Latitude atesta a pujança e a tendência de crescimento do mercado brasileiro de arte contemporânea.
SP-Arte: Expansão nuclear – Entrevista com Fernanda Feitosa, idealizadora da feira e sua edição em Brasília.
Mercado Galeria: Outras praias – Em agosto, a Galeria Nara Roesler vai expandir sua atuação no mercado, com a abertura de uma filial no Rio de Janeiro. Exposição exclusiva de Marcos Chaves abrirá o espaço em Ipanema.
Galeria expansão: Do Sul para Sampa – Bolsa de Artes, uma das tradicionais galerias gaúchas, antecipa as celebrações de seus 35 anos de atividades com a abertura de uma filial paulistana.
Deixe um comentário