De 4 a 29 de julho, o Museu Brasileiro da Escultura, MuBE, apresenta a exposição Burnout do artista plástico alemão Wolfgang Stiller. Pela primeira vez na América Latina, a exposição apresenta 26 desenhos e 10 instalações e teve montagem idealizada especialmente para o museu com a curadoria de Tereza de Arruda.
Montada na China, Japão, Estados Unidos e vários países da Europa, a exposição traz a leitura de Stiller sobre o sofrimento físico e mental gerado pelas pressões do dia a dia, fenômeno conhecido como Burnout, nome da mostra.
A obra central da exposição, batizada de Matchsticks, é formada por palitos de fósforos gigantes, com 1,65m de altura, queimados e modelados no formato de cabeças humanas para expressam o desgaste, a tensão e o sofrimento.
A mostra apresenta ainda objetos de cera que representam duas cabeças de bebês idênticas, uma referência de caráter biográfico, já que o artista ter um irmão gêmeo. Lado a lado sobre balanças, os gêmeos refletem o eterno exercício comparativo que sofrem desde o nascimento.
Os ensaios para as obras, feitos em aquarela, também estão expostos para mostrar os passos da construção do artista.
SERVIÇO
Burnout – Wolfgang Stiller
Quando: de 4 a 29 de julho, de terça a domingo, das 10h às 19h.
Onde: MuBE – Museu Brasileiro da Escultura, Avenida Europa, 218, São Paulo
Quanto: Entrada gratuita
Deixe um comentário