O Consulado Geral de Portugal em São Paulo inaugurou a exposição “Terra Território”, assinada pela artista portuguesa Gabriela Albergaria, conhecida por utilizar fotografia, desenho, instalação e escultura em seus projetos.
A exposição, que reúne obras inéditas da artista, discute questões como fronteira, deslocamento, território e pertencimento, além da relação que se estabelece entre o homem e a natureza. Os projetos foram elaborados a partir de um olhar atento e sensível ao Consulado de Portugal, desde o edifício até o jardim – projetado na década de 40 pelo renomado paisagista brasileiro Roberto Burle Marx.
Em uma série de desenhos, Gabriela analisa a adaptação de duas espécies de árvores em dois climas distintos: o paulista e o de Lisboa. A exposição também conta com duas intervenções site-specific: uma ocupa o muro do Consulado – elemento que delimita a fronteira entre o território brasileiro e português – com floreiras repletas de gerânios, remetendo às casas e edifícios residenciais de Portugal. Já a segunda é na piscina da residência, onde flutuarão boias náuticas ancoradas por bolas de chumbo.
A exposição foi inaugurada no dia 31 de outubro de 2015 e contou com a presença de Gabriela Albergaria – que atualmente trabalha em Lisboa, Berlim e Nova York – no Consulado Geral de Portugal em São Paulo. A entrada para o público é gratuita. A exibição está aberta até 12 de dezembro, de segunda à sexta-feira, das 10h00 às 17h00.
A iniciativa é mais uma ação do Consulado Geral de Portugal em São Paulo para apoiar e difundir a produção contemporânea portuguesa em artes visuais, sempre em diálogo com o contexto e os artistas brasileiros.
SERVIÇO
Exposição “Terra Território” de Gabriela Albergaria | Curadoria: Isabella Lenzi
Data: 31 de Outubro a 12 de Dezembro de 2015* | Segunda à Sexta
Horário: 10h00 – 17h00 | Entrada Gratuita
Local: Sala Fernando Pessoa – Consulado Geral de Portugal em São Paulo
Endereço: Rua Canadá, 324 – Jardim América – São Paulo/SP – CEP: 01436-000
Deixe um comentário