Itaú Cultural recebe exposição de arquiteto Vilanova Artigas

O arquiteto e urbanista Vilanova Artigas. Foto: Cristiano Mascaro
O arquiteto e urbanista Vilanova Artigas. Foto: Cristiano Mascaro

A 24ª mostra da série Ocupação do Itaú Cultural é dedicada a um dos mais importantes arquitetos e urbanistas do Brasil, João Batista Vilanova Artigas.

Com curadoria compartilhada entre a equipe Itaú Cultural, a sua filha, Rosa, e o arquiteto Alvaro Razuk, a exposição, instalada em todo o mezanino do instituto, abre para convidados no dia em que ele completaria 100 anos: terça-feira, 23 de junho. Para os visitantes fica em cartaz de 24 de junho a 9 de agosto. Confira a programação completa no site do Itaú Cultural.

No dia seguinte, 25, estreia o documentário Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz. Dirigido por sua neta, Laura, o filme será exibido nos espaços Augusta, Frei Caneca e Pompéia, em São Paulo; e na mesma rede no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Salvador.

Projetos, desenhos de trabalho, maquetes, fotos públicas e pessoais, projeções, objetos, bilhetes, cartas, manuscritos e artigos de jornais fazem parte desta exposição que revela ao visitante a postura política e a visão social do arquiteto, e como elas eram transportadas para o seu trabalho.

Entre os 700 projetos que Artigas produziu durante a sua carreira, destacam-se o edifício da FAU; o conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado, em Guarulhos; o Estádio do Morumbi; o Edifício Louveira, clubes, sindicatos, edifícios, apartamentos e casas.

Serviço – Ocupação Vilanova Artigas
Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô – São Paulo/SP
Abertura para convidados: 23 de junho
Visitação: de 24 de junho a 9 de agosto
terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Entrada gratuita
(11) 2168-1776/1777


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.