No aniversário de 20 anos, o MuBE – Museu Brasileiro da Escultura apresenta exposição do escultor Victor Brecheret, que mostra as mulheres trabalhadoras da década de 50. A mostra começa nesta quinta-feira (3) e fica até 29 de outubro.
A exposição é inédita em São Paulo e mostra relevos feitos em placas de mármore travertino, que ficaram anos no prédio do Banco Cruzeiro do Sul. Hoje, as obras pertencem ao acervo do Instituto Moreira Sales e estão em comodato com o Instituto Victor Brecheret.
Nestes painéis, Brecheret materializou mulheres poderosas, que simbolizam as trabalhadoras, nos diversos setores da produção do Estado de São Paulo e do Brasil, na década de 50. São oito peças no total.
Lá estão, em primazia, Mulher Alegoria da Agricultura do Café, riqueza primordial do país, naquele momento, seguida de outras Mulheres Alegorias das mais importantes atividades econômicas: Alegorias da Indústria, do Comércio, da Construção, da Agropecuária, da Aviação. Além destes painéis externos, Brecheret concebeu dois menores, localizados no interior do edifício, como balcões. Neles, as figuras femininas alegóricas, segurando os símbolos, que as caracterizam, reunidas em grupos de cinco compõem frisos, como os templos gregos, com a mesma atmosfera sacra e transcendental.
Serviço – Mulheres no Universo de Brecheret
MuBE – Museu Brasileiro da Escultura – Av. Europa, 218 – São Paulo/SP
3 de setembro a 29 de outubro
Entrada: Franca
das 10 às 19 horas, de terça a domingo
Deixe um comentário