Sesc Pinheiros recebe “Silêncio”, instalação audiovisual e literária de Felipe Julián

Reprodução: Facebook
Reprodução: Facebook

De 14 de fevereiro a 3 de abril, o Sesc Pinheiros recebe a instalação audiovisual Silêncio, fruto da interpretação do compositor, arranjador, DJ e produtor musical Felipe Julián sobre uma das características que fundamentam a obra do escritor João Guimarães Rosa (1908-1967): sua escuta. 

A criação combina tecnologia digital com cenografia para oferecer ao visitante uma reprodução poética do universo de Chefe Zequiel, personagem do conto “Buriti” que, ao pressentir a chegada da morte, vive num estado de vigília permanente, oscilando entre a audição aguçada e a alucinação filosófica. 

Para conceber Silêncio, Felipe Julián gravou e analisou diversos sons da natureza; percebendo-os “poluídos” por ruídos externos, decidiu decifrar sua periodicidade rítmica e recriá-los em sintetizadores.

Localizada no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Pinheiros, a instalação apresenta dez árvores cênicas, cujos galhos retorcidos sustentam 100 pequenos alto-falantes emissores de sons da mata do sítio do Buriti Bom, descritos pelo Chefe Zequiel no decorrer do conto. 

Serviço:
Silêncio
– instalação audiovisual e literária de Felipe Julián
Data:
14/2 a 3/4 (terça a sexta, das 12h às 21h30; sábados e domingos, das 10h30 às 18h30)
Local: Espaço de Tecnologias e Artes (3º andar)
Classificação: Livre
Grátis


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.