O designer Aloisio Magalhaes (1927-1982) nasceu em Pernambuco no fim da terceira década do século XX e morreu prematuramente em Veneza, aos 55 anos, exercendo o papel de virtual ministro da cultura do país. Não à toa a data de seu aniversário, 5 de novembro, marca o dia nacional do designer. De 26 de julho a 24 de agosto, o Itaú Cultural abre a Ocupação que o homenageia com o seu nome, e o público pode checar o grande legado cultural que ele deixou por meio de cerca de 70 de suas obras. A curadoria é de João de Souza Leite, ele próprio um renomado designer, que foi assistente do homenageado e assina importantes identidades visuais, como a do Jockey Club Brasileiro e do Banco Central do Brasil. O arquiteto Vlamir Saturni é o responsável pela expografia da mostra.
“Sendo pintor, designer ou formulador de políticas públicas, Aloisio foi, como sempre dizia, um ‘projetivo’ – alguém inteiramente consciente do que e do como projetar”, observa Souza Leite. Para ele, a Ocupação Aloisio Magalhães homenageia o seu pioneirismo no campo do design moderno, e também o seu pensamento voltado para um desenvolvimento social e econômico mais harmonioso do país, e a sua visão política que transformou, por algum tempo, o trato dos bens culturais no Brasil. “Em toda a sua ação, Aloisio sempre privilegiou a ideia de um projeto de futuro para o país, coisa de que tanto carecemos hoje”, conclui.
Estas três facetas do artista estão divididas na Ocupação Aloisio Magalhães em sete núcleos temáticos, apresentados por uma linha do tempo: Aloisio Magalhães; Um designer em três tempos; Aloisio, artista plástico; O Gráfico Amador; Uma linguagem experimental; Aloisio Magalhães, designer; As possibilidades do objeto impresso; A cultura como objeto de ação política.
A Ocupação Aloisio Magalhães é mais uma etapa na proposta do Itaú Cultural de, a partir deste ano, introduzir o design gráfico como objeto de discussão, debate e difusão em sua programação anual.
Serviço
Itaú Cultural
Ocupação Aloisio Magalhães
26 de julho a 24 de agosto
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Mais informações.
Deixe um comentário