América Latina é tema de mostra na Fundação Cartier, em Paris

Uma das obras que compõe a mostra  Divulgação
Uma das obras que compõe a mostra
Divulgação

A partir desta terça-feira (19) a Fundação Cartier apresenta a mostra América Latina 1960-2013, que busca oferecer uma nova perspectiva sobre as produções fotográficas no continente americano entre a década de 1960 e os dias de hoje. A exposição, realizada em parceria com o Museo Amparo de Puebla, do México, reúne 72 artistas de 11 países e explora a relação entre texto e imagem que, segundo a equipe curatorial, caracteriza a produção artística do continente. A mostra foi dividida em quatro temas: Territórios, Cidades, Informar-Denunciar e Memória e Identidade.

América Latina 1960-2013 fala de um período marcado por instabilidade política e econômica, partindo da época dos movimentos revolucionários, da guerrilha e dos regimes militares e chegando às transições democráticas. Foi um momento em que diversos artistas se utilizavam de sobreposições entre escrita e fotografia para produzir obras que confrontam seus governos, por isso a mostra reúne composições, serigrafias, colagens, performances, videoarte e instalações.

Além da exposição, a Fundação Cartier promoverá um ciclo de palestras sobre a América Latina de 1960 a 2013 no qual alguns dos artistas convidados falarão sobre a produção visual latino-americana nesse período, Les Soires Nomades. Os artistas farão projeções de seus trabalhos, instalações, performances, leituras de tarot e concertos em vídeo.

Serviço

América Latina 1960-2013
Fundação Cartier – 261, boulevard Raspail 75014 – Paris
De 19 de novembro a 6 de abril de 2014
Entrada gratuita
Mais informações


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.