Antigo cinema de São Paulo recebe Festival Screen

Instalação do artista belga Hans Op de Beeck. Foto/Divulgação
Instalação do artista belga Hans Op de Beeck. Foto/Divulgação

Nos anos 1950, o centro de São Paulo foi cenário de grandes estreias do cinema nacional na região que ficou conhecida como Cinelândia Paulista. Ali, na Avenida São João, luxuosos letreiros davam destaque a obras que faziam sucesso entre o público, caso das comédias que estrelavam Mazzaroppi.

Mas a época áurea dos cinemas de rua foi dando espaço a uma decadência gradativa que culminou em um destino bem distante da proposta inicial da Cinelândia, exibindo nas grandes telas filmes pornográficos. O antigo Art Palácio, uma das grandes primeiras salas da região, também não foi exceção e teve seu fechamento em 2009.

No entanto, hoje, o Art Palácio novamente abre suas portas para receber o festival espanhol Screen, que acontece há 11 anos em Barcelona e com atividades em 16 países, como China, Rússia e Estados Unidos. O objetivo do festival é abordar a questão do novo no audiovisual e como ele reconstrói e compõe a cidade nas suas múltiplas dimensões de imagem. São Paulo é a primeira cidade da América do Sul a receber o festival. O festival audiovisual tem sua abertura amanhã, (19) e conta com sessões até 1º de dezembro de 2013.

O projeto conta com realização conjunta a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e co-realização do Estúdio Madalena. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, a ação é pioneira e tem como objetivo experimentar novas formas de utilização de espaços degradados e inutilizados. Uma reforma definitiva para o espaço está prevista e pretende abrigar uma casa de espetáculos e shows.

A atração principal do Screen-SP é o artista belga Hans Op de Beeck, com sua obra “Staging Silence 2” (Encenando o Silêncio 2). A obra consiste em uma projeção com 22 minutos de duração que interage com o próprio espaço do antigo cinema e sua história, com o tema criação e transformação do centro e de toda a realidade paulistana. Na tela de 6 X 11 metros, imagens de mãos aparecem construindo maquetes que assumem tamanho real, da construção de espaços, de forma que a fotografia em preto e branco, o cinema mudo, a questão do analógico e do digital podem ser facilmente entendidos por qualquer cidadão, superando as barreiras de língua ou idade.

 

Serviço

Screen Festival São Paulo

Art Palácio – Av. São João, 419

De terça a sábado, das 11h às 20h. Domingo, das 12h às 18h

Exibições de 30 em 30 minutos.

Entrada Franca

Para mais informações, acesse o site do evento 

 


Comentários

Uma resposta para “Antigo cinema de São Paulo recebe Festival Screen”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.