Arte brasileira em NY

Nova York é mundialmente conhecida como um dos principais centros de arte do planeta. O Brasil também conquistou seu espaço no circuito e, hoje, além de “importar” as principais exposições do mercado, tem diversos nomes nacionais com prestígio mundo a fora no meio da arte contemporânea.

Durante o mês de maio esses dois pólos vão se fundir. A arte contemporânea tupiniquim vai invadir a megalópole americana através do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, parceria entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A programação começa nessa quarta-feira, dia 7.  A palestra BR in NY: ART IN FOCUS, no The Museum of Modern Art, irá contar uma pouco da relação entre Brasil e Nova York no intercâmbio artístico. O debate será mediado por Sérgio Bessa, diretor do Programa Curatorial e Educativo do Bronx Museum e contará com a participação de Luiz Pérez-Oramas, curador de arte latino-americana do The Museum of Modern Art, Mary Sabbatino, sócia da Galerie LeLong e Pablo León de La Barra, curador de arte latino-americana do Guggenheim UBS MAP. 

Logo após o debate haverá uma visita a exposição Lygia Clark: the Abandonment of Art, 1948-1988, que só abrirá oficialmente no dia 10.

O evento marca o início do “mês brasileiro” no cenário artístico nova-iorquino. Serão cerca de 20 locais espalhados pela cidade, entre feiras de arte, museus e galerias comerciais, onde artistas brasileiros apresentarão seu trabalho.

A ocasião também servirá para o lançamento da Plataforma, revista digital voltada para público internacional sobre o sistema das artes no Brasil.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.