A partir de quinta-feira, dia 7, até dia 30 de maio, a Biblioteca Mário de Andrade apresenta a exposição Bestiaire Fabuleux (“Bestiário Fabuloso”, em português). A mostra é uma rara oportunidade de conhecer o trabalho colaborativo de um grupo de artistas, composto por 12 gravuras, que resultou no livro que leva o mesmo nome da exposição, produzido no século passado.
Entre os artistas, destaca-se a figura do francês Jean Lurçat (1892-1966). Vagamente ligado ao movimento surrealista, contemporâneo de Picasso, Matisse e Derain, renovador da moderna arte da tapeçaria durante a 2ª Guerra Mundial, quando trabalhavam para a Resistência Francesa, assim como outros participantes do projeto. Na exposição será exibido também um catálogo raisonné de Jean Lurçat.
O livro Bestiaire Fabuleux surgiu em 1948 com a aproximação entre artistas plásticos, poetas, artistas encadernadores e editores e apresenta uma série de criaturas surrealistas, cada uma delas complementadas por poemas. Foi o início de uma produção cujos exemplares viriam a ser identificados posteriormente como livros de artista.
Serviço – Exposição Bestiaire Fabuleux
Quinta-feira, dia 07; até sábado, dia 30 de maio
De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Biblioteca Mário de Andrade – Hemeroteca – R. da Consolação, 94, Centro, São Paulo/SP
(11) 3775-0002
Entrada franca
Mais Informações: Programação
Deixe um comentário