Começa, nesse dia 27 de novembro, a 1ª Bienal Internacional da Caricatura, que vai trazer eventos relacionados ao tema por todo o País, reverenciando os grandes nomes internacionais do estilo, prestando homenagem aos pioneiros no Brasil e, claro, abrindo espaço para o novo.
O evento será sediado no Rio de Janeiro, porém, programações paralelas acontecerão também nas principais capitais. O Centro Cultural Rio de Janeiro será a principal casa da Bienal. Ali ficará a exposição de Manoel de Araújo Porto Alegre, considerado o primeiro profissional desse ofício no Brasil. O premiado Cau Gomes também terá seu trabalho exposto no mesmo espaço, assim como Alpino, mais voltado para o humor e um sucesso no site do Yahoo Brasil. Zé Andrade vai mostrar suas esculturas caricaturadas também no centro Cultural assim como Glen Batoca, que apresenta uma visão mais contemporânea da profissão, se utilizando de diversas ferramentas digitais.
Em São Paulo a Bienal não passará em branco, apesar de só abrir espaço para o evento no ano que vem. Nos dias 13 e 14 de fevereiro, a Escola Pandora, em Campinas, irá receber os artistas Luc Magno, Bira Dantas e Kendi Sakamato comandarão uma especie de workshop em quadrinhos para os iniciantes.
No Paraná acontecerá, no dia 14 de dezembro, o lançamento do livro História da Caricatura Brasileira E debate sobre o cenário atual da caricatura no Brasil e suas origens. O mesmo livro será lançado também no sul do País, no Rio Grande do Sul, antes, no dia 11 de dezembro. No dia seguinte, também em Porto Alegre, haverá debate sobre o processo crítico do humor gráfico e o ressurgimento da censura hoje no Brasil.
O Norte e o Nordeste participarão com mostras em vários estados. Pará, Piauí, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Ceará abrirão espaço para os cartunistas.
Se interessou? clique aqui e confira a programação completa da 1ª Bienal Internacional da Caricatura em todos os cantos do País.
Deixe um comentário