A Casa França-Brasil, espaço da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro administrado pela organização social Oca Lage, e dirigido pelo mexicano Pablo León de La Barra, curador, arquiteto e pesquisador especialista em arte latino-americana, apresenta a exposição Tombo, do manauara e renomado artista contemporâneo Rodrigo Braga. Nascido no Amazonas e radicado no Rio há quatro anos, Braga já fez diversas exposições no Brasil e no exterior, participando inclusive da trigésima Bienal Internacional de São Paulo em 2012.
A instalação Tombo, primeira exposição individual do artista no Rio, tem curadoria de Thais Rivitti e foi criada especialmente para o vão central da Casa França-Brasil. Nela, estarão no dispostos mais de quinze troncos de madeira de aproximadamente 5 metros cada, divididas por 5 palmeiras imperiais centenárias. Tombo provoca um contraponto instantâneo às 24 colunas internas do centro cultural, que são um marco da arte neoclássica no País.
Em uma das salas laterais do espaço será colocada uma videoinstalação com imagens do processo de corte e retirada das palmeiras, já mortas, no Horto Florestal na zona sul do Rio de Janeiro. Na outra sala estarão referências históricas, como plantas arquitetônicas da antiga Praça do Comércio, desenhos de botânica, relatos de viajantes e crônicas da época, como a do escritor francês Charles Ribeyrolles que, em 1858, descreve as palmeiras imperiais do Jardim Botânico.
O nome Tombo remete ao desastre, à morte por envelhecimento das árvores, à transformação e ao ciclo próprio da natureza. No dia 29 de abril, às 19h, será realizada no centro cultural uma conversa aberta com Rodrigo Braga e a curadora Thais Rivitti. No dia 2 de maio, às 16h30, o artista fará uma visita guiada para o público.
Serviço – Exposição Tombo, de Rodrigo Braga
Casa França-Brasil
Visc. de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
(21) 2332-5120
De 2 de abril a 24 de maio
De terça a domingo, das 10h às 20h
Gratuito
Deixe um comentário